Este blog visa a compartilhar experiências com outros profissionais da área de educação como o objetivo de estudar a dicotomia que a atual sociedade cristalizou enquanto tal - a língua escrita é mais perfeita do que a língua oral. Visa também, como nem todos somos de ferro, divagar sobre o fantástico mundo da literatura e filosofia que permeiam a atividade pedagógica.
terça-feira, 26 de maio de 2015
Apresentação dos Trabalhos Acadêmicos ‐ Educação Inclusiva ‐ 30 e 31 de maio de 2015 Horário, cidade e número das salas
Posto, abaixo, a relação dos expositores dos trabalhos de TCC em São Paulo e outras cidades polo da Unesp, nos dias 30 e 31.
Relação dos expositores do TCC<iframe src="https://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/key/CguK7v40AJAUiY" width="476" height="400" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no"></iframe>
Curso de Educação Inclusiva pela Unesp
Como já tive oportunidade de mencionar, dia 31.05.15, defenderei meu TCC em São Paulo, na Unesp do Ipiranga. No transcorrer desse itinerário, tivemos vários disciplinas preparatórias para se chegar a esse momento marcante. Elas ajudaram-me e muito na elaboração e, principalmente, no sazonamento sobre o que eu escreveria. Abaixo as disciplinas cursadas:
Todas ajudaram-me a chegar ao ápice do trabalho - elaboração do TCC, mas a disciplina DIVERSIDADE E CULTURA INCLUSIVA foi o threshold, o limiar, através do qual pude aferir a importância do tema. Tema esse tão descurado e relegado a último plano em uma sociedade que valoriza tão somente o igual, não dando valor ao diferente, àquilo que pode ser incluído e valorado.
DEFESA DE DISSERTAÇÃO EM MESTRADO NA UNISAL
No último ano, mais precisamente dia 17.12.14, defendi, nas dependências da Unisal - Universidade Salesiana em Americana/SP - a dissertação de Mestrado intitulada ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO DIÁLOGO DE SABERES, sob a Orientação do Prof. Dr. Severino Antônio Moreira Barbosa.
O trabalho versou sobre a necessidade de uma reformulação no que diz respeito à metodologia e práxis educacionais no ensino da Língua Materna. Abaixo o abstract do trabalho:
RESUMO
A presente
pesquisa apresenta uma contribuição para o processo de ensino e aprendizagem de
Língua Portuguesa, tematizando a questão da oralidade e da escrita, sob a ótica
dos PCNs (Parâmetros Curriculares
Nacionais). A questão de fundo é: existe ou não diálogo de saberes na escola
moderna, tendo como substrato o ensino da língua sob essas duas variáveis?
Espera-se que a escola discuta as recomendações dos PCNs, ao partir para um
ensino da língua materna, do falar trazido pela clientela advinda das camadas
populares ao interior da mesma, através da dialogicidade e do respeito pelo
diferente e não haja preconceito linguístico. O objetivo desse trabalho é
discutir e verificar razões que levam os docentes a continuar a priorizar o
ensino da língua escrita, descurando-se da língua falada (oralidade) não
obstante os professores terem às mãos informações sobre a Linguística que
enfatiza a necessidade de uma mudança de rota no ensino, optando pela gramática
textual e pela oralidade. A relevância deste tema justifica-se no fato de
constatar-se que a preferência nas escolas e no sistema educacional é, ainda,
pelo ensino da Gramática Tradicional. Existe uma preocupação em evitar-se o
preconceito linguístico? Procura-se,
deste modo, verificar se existe um diálogo de saberes. Trata-se de pesquisa
qualitativa, com fundamentação teórica e pesquisa de campo, com diálogos com
três professoras de Língua Portuguesa no Ensino Médio de uma escola pública
estadual. A entrevista foi realizada sob a forma de pesquisa de campo, com
diálogos entre quatro professoras de Língua Portuguesa no Ensino Médio de uma
escola pública. Os resultados foram analisados e interpretados, chegando-se à
conclusão que existe uma oxigenação nesta nova linha linguística, ou seja,
verificou-se que há um incipiente respeito linguístico por parte dos
professores para com a língua trazida pelos alunos à escola. Espera-se
contribuir para que a escola discuta as recomendações dos PCNs, através da
dialogicidade e do respeito pelo diferente e não haja preconceito linguístico.
Espera-se, também, contribuir com reflexões acerca da real possibilidade de se
fazer nascer uma pedagogia dialógica de matiz poiética, sob a linha educacional
da Educação sociocomunitária no processo ensino e aprendizagem da Língua
Portuguesa.
Membros componentes da Banca Examinadora:
Profª
Drª Deise Becker Kirsch/PNPD/CAPES
Prof . Dr. Severino Antônio
Moreira Barbosa/UNISAL
Profª Drª Maria Luísa Amorim
Costa Bisotto /UNISAL
Defesa de TCC em São Paulo
No próximo dia 31 de maio estaremos em São Paulo, na Unesp, Ipiranga, para defender o trabalho final de curso (TCC), que foi desenvolvido no último um ano e meio através dessa universidade.
O trabalho intitulado AS DIFICULDADE ENFRENTADAS PELO DEFICIENTE INTELECTUAL (DI) NO PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA COMUM DO ENSINO REGULAR foi desenvolvido junto à uma escola estadual paulista, na cidade de Campinas/SP.
Abaixo o resumo (abstract) do trabalho:
RESUMO
A presente pesquisa objetivou investigar como se deu a inclusão escolar do estudante deficiente
intelectual (DI) em uma escola pública. A necessidade de tal estudo reside no fato de que, com o
advento de novas políticas públicas educacionais visando à inclusão, deve-se aferir como está
sendo realizada a tarefa de incluir todos no processo educacional formal e regular. Daí a
justificativa premente para a presente investigação. Foi realizada a observação junto à
professora de Língua Portuguesa junto a um estudante DI. Um questionário aplicado à
educadora foi também utilizado, para o levantamento de dados sobre a as concepções e
dificuldades do professor para desenvolver um trabalho inclusivo. Os dados revelam que apesar
dos dispositivos ampararem inclusão escolar de todos os estudantes, os professores ainda
encontram dificuldades para desenvolver um trabalho que vá ao encontro das necessidades da
escola contemporânea, relacionando teoria à prática.
O trabalho intitulado AS DIFICULDADE ENFRENTADAS PELO DEFICIENTE INTELECTUAL (DI) NO PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA COMUM DO ENSINO REGULAR foi desenvolvido junto à uma escola estadual paulista, na cidade de Campinas/SP.
Abaixo o resumo (abstract) do trabalho:
RESUMO
A presente pesquisa objetivou investigar como se deu a inclusão escolar do estudante deficiente
intelectual (DI) em uma escola pública. A necessidade de tal estudo reside no fato de que, com o
advento de novas políticas públicas educacionais visando à inclusão, deve-se aferir como está
sendo realizada a tarefa de incluir todos no processo educacional formal e regular. Daí a
justificativa premente para a presente investigação. Foi realizada a observação junto à
professora de Língua Portuguesa junto a um estudante DI. Um questionário aplicado à
educadora foi também utilizado, para o levantamento de dados sobre a as concepções e
dificuldades do professor para desenvolver um trabalho inclusivo. Os dados revelam que apesar
dos dispositivos ampararem inclusão escolar de todos os estudantes, os professores ainda
encontram dificuldades para desenvolver um trabalho que vá ao encontro das necessidades da
escola contemporânea, relacionando teoria à prática.
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