EIXO 1: PESQUISA, EDUCAÇÃO E SEUS FUNDAMENTOS
EMENTA: Estudos sobre os fundamentos e suas contribuições para as diferentes dimensões do campo educacional; os processos e as práticas educativas, as instituições escolares e não escolares, a organização dos tempos e dos espaços escolares; os discursos e as teorias pedagógicas; os sujeitos da educação; as relações entre a escola, a sociedade e a esfera pública.
EIXO 2: PESQUISA E PRÁTICAS EDUCACIONAIS
EMENTA: Este eixo refere-se a relatos de pesquisas, experiências e ações desenvolvidas em diferentes condições quanto a nível, instituição ou conteúdo de ensino, em ambientes formais ou não formais. Engloba também estudos conceituais e de fundamentação teórica sobre pesquisas e práticas em educação.
EIXO 3: PESQUISA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TRABALHO DOCENTE
EMENTA: O desenvolvimento da pesquisa na história da formação de professores; a pesquisa como eixo da formação; memória e história da profissão docente; os significados da produção do conhecimento para formação e para o trabalho docente; o(a) ser professor(a) pesquisador(a) e as atuais políticas educacionais; a prática docente no contexto do trabalho orientado pela lógica da produção capitalista; o desenvolvimento da pesquisa docente: diversidades e inovações.
EIXO 4: PESQUISA, POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITO À EDUCAÇÃO
EMENTA: Esta mesa, centrada nas Políticas para Educação Profissional, se justifica pelo fato dessa modalidade de educação,estar sendo priorizada pelos gestores das Políticas Educacionais.Nesta perspectiva,são contemplados quatro trabalhos que mantêm,entre si, uma grande interlocução e,assim intitulam: “Políticas para a Formação de Professores da Educação Profissional; “Políticas para a Educação Profissional do Governo Federal: contradições e desdobramentos”; A Historicidade da Educação Profissional” e “Políticas para o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional”.
EIXO 5: PESQUISA, EDUCAÇÃO, DIVERSIDADES E CULTURAS
EMENTA: Supõe-se que ainda hoje permanece a tendência a repudiar as formas culturais mais afastadas daquelas às quais nos identificamos. Prefere-se rejeitar para fora da cultura, colocando na natureza, tudo que não se conforma à norma que rege nossa vida. Situados neste momento histórico, os movimentos sociais, em sua condição de produtores de um saber, incluem em seus objetivos modificar a maneira de pensar e sentir da sociedade. Interessa-nos tematizar a questão da diferença: seja para aboli-la, seja para retomá-la.
A própria globalização, em seu formidável esforço de reagenciar o capitalismo, recoloca em pauta o problema, ao mesmo tempo em que faz eclodir os regionalismos e outras singularidade, sinalizando a modificação nos modos de ser e pensar, provocando rupturas epistemológicas de todas as ordens. Cabe-nos interrogar como as pesquisas no campo educativo e o campo das políticas públicas como estes discursos vêm agenciando a discussão? Como conceituam hoje diversidade e diferença? Como estas categorias incidem e impactam as políticas públicas educacionais?
A própria globalização, em seu formidável esforço de reagenciar o capitalismo, recoloca em pauta o problema, ao mesmo tempo em que faz eclodir os regionalismos e outras singularidade, sinalizando a modificação nos modos de ser e pensar, provocando rupturas epistemológicas de todas as ordens. Cabe-nos interrogar como as pesquisas no campo educativo e o campo das políticas públicas como estes discursos vêm agenciando a discussão? Como conceituam hoje diversidade e diferença? Como estas categorias incidem e impactam as políticas públicas educacionais?
EIXO 6: PESQUISA, EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E NOVOS PROTAGONISTAS
EMENTA: A relação da educação com diversos movimentos sociais e as contribuições das pesquisas educacionais junto a comunidades indígenas, quilombolas, trabalhadores rurais, juventudes e outros protagonistas.
EIXO 6: PESQUISA, EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E NOVOS PROTAGONISTAS
EMENTA: A relação da educação com diversos movimentos sociais e as contribuições das pesquisas educacionais junto a comunidades indígenas, quilombolas, trabalhadores rurais, juventudes e outros protagonistas.
EIXO 7: PESQUISA, LEITURA, ESCRITA E EDUCAÇÃO – UFMG
EMENTA: Aspectos cognitivos, sociais e históricos das práticas linguísticas; língua portuguesa na aprendizagem escolar: práticas pedagógicas, currículo e avaliação; linguagem verbal e outras linguagens; cultura escrita, alfabetização e letramento; ensino de literatura; oralidade e escrita; práticas de letramento em contextos de formação de professores; condições de produção e de leitura de gêneros acadêmicos em educação; a formação do professor para as práticas escolares de ensino-aprendizagem da escrita.
EIXO 8: PESQUISA, EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO – UFJF
EMENTA: Pensar as relações entre a pesquisa em educação, memória e patrimônio, percebendo a memória como um fenômeno cultural e político, em sua relação com a materialidade e imaterialidade presentes no espaço educativo, a produção da memória social sobre a educação. Relação entre memória, patrimônio e história nas pesquisas em educação e seu debate epistemológico. Pesquisas sobre arquivos escolares, museus e objetos da atividade escolar; instituições, personagens, práticas educativas e fontes.
EIXO 9: PESQUISA, ARTES, MÍDIAS E EDUCAÇÃO.
EMENTA: Estudos sobre artes em suas múltiplas linguagens e expressões: linguagem literária, audiovisual, musical, cênica, imagética, entre outras; as tecnologias da informação e comunicação em processos educacionais; a interface mídia e arte e suas possibilidades, reflexos e influências na educação.
Nossa linha de pesquisa é o eixo 5 - PESQUISA, EDUCAÇÃO, DIVERSIDADES E CULTURAS, como se pode ver abaixo:
Título do Trabalho | Eixo-Temático | Autor | Instituição | Resumo | Trabalho |
---|---|---|---|---|---|
Cultura e conhecimento na escola | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | Marcelo Senna Guimarães |
UERJ
| ||
Narrativas Pós-Coloniais: Sobre o saber e a palavra no jongo | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | Luiz Rufino Rodrigues Junior |
UERJ
| ||
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA TRAJETÓRIA DE OUTRAS LÓGICAS: pelos Terreiros da Umbanda | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | KATIA GONÇALVES CASTOR |
UFES
| ||
Surdez e o Atendimento Educacional Especializado: desafios e possibilidades | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | Aline de Menezes Bregonci |
UFES
| ||
EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENTRE BRINCADEIRAS COM OS MASCARADOS DO CONGO NAS OFICINAS CULTURA | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | Andreia Teixeira Ramos |
UFES
| ||
EDUCAÇÃO AMBIENTAL AUTOPOIÉTICA COM OFICINAS DE MAPAS ENTRE OS MANGUEZAIS E OS COTIDI | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | Soler Gonzalez |
UFES
| ||
Universidade da Floresta ou Universidade na Floresta: uma discussão sobre conheciment | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | Ramayana Arrais Albuquerque |
UNICAMP
| ||
PESQUISA COM CRIANÇAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: SUAS REPRESENTAÇÕES DE | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | GEISA ORLANDINI CABICEIRA GARRIDO |
UNESP
| ||
EMANCIPAÇÃO SOCIAL E EXCLUSÃO NO COTIDIANO ESCOLAR: A HOMOFOBIA E SUA INFLUÊNCIA NAS | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | Denize Sepulveda |
UERJ
| ||
O COTIDIANO DE TORCIDAS JOVENS DE FUTEBOL: INDÍCIOS DA SATURAÇÃO DA RACIONALIDADE MOD | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | Gustavo Coelho |
UERJ
| ||
POLÍTICAS DE CURRÍCULO, TRADUÇÃO E SUBJETIVAÇÃO: A ORIGINALIDADE DO POVO DA GEOGRAFIA | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | Hugo Heleno Camilo Costa |
UERJ
| ||
Desenvolvimento Humano e Educação Inclusiva: O Conceito de Compensação de Vigotski em | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | Débora Dainez |
UNICAMP
| ||
O MATERIAL PEDAGÓGICO ADAPTADO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALTERNATIVAS DE INCLUSÃO PARA O | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | MARIA LUISA BISSOTO |
UNISAL
| ||
O Programa Avizinhar: relações de jovens pobres moradores de favelas em um espaço acadêmico de excelência | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | Mariana Machado Rocha |
USP
| ||
A ESCOLA E AS CRIANÇAS DIABÉTICAS | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | Priscila Cristina Vaz Bortolozzo |
UNISAL
| ||
Na calculadora é ponto ou vírgula? Um diálogo com Vigotsky e Bakhtin. | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | Wagner Marques |
UFRRJ
| ||
Mapeando uma rede de jovens: entre espaço de moradia e territórios digitais | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | Juliana Batista dos Reis |
UFMG
| ||
A construção de aspirações escolares eou profissionais em uma escola pública de Ensino Médio de Belo Horizonte: Uma abordagem sociológica | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | Leandro Ferreira Santos |
UFMG
| ||
Educação Integral e jovens-adolescentes pobres: a experiência e o seu alcance | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | Bárbara Bruna Moreira Ramalho |
UFMG
| ||
Um estudo etnográfico sobre um grupo de jovens estigmatizados como pertencentes à carreira criminosa, em uma escola estadual, localizada na cidade de Contagem/MG | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | Lucas Eustaquio de Paiva Silva |
UFMG
| ||
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM DEFICIENCIA MENTAL NO CICLO INICIAL DO ENSINO FUNDAMENTAL | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | Guida Mesquita |
UFES
| ||
EDUCAR PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ANÁLISE DO CICLO DE PALESTRAS DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO INFANTIL DA UERJ | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | ERIKA JENNIFER HONORIO PEREIRA |
UERJ
| ||
Club Gymnastico Portuguez e Congresso Gymnastico Portuguez: instituições divulgadoras do Método Sueco de Ginástica em terras brasileiras? | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | ANNA LUIZA FERREIRA ROMÃO |
UFMG
| ||
DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO FUNDAMENTAL: SUPERANDO DESAFIOS NA TRANSIÇÃO DE UM ESTUDANTE SURDOCEGO | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | Marilene Bortolotti Boraschi |
UNESP
| ||
Grupos Imigrantes em uma escola de elite | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | Cybele de Faria e Soares |
PUC-SP
| ||
Brasil, 1964: golpe, ditadura e exílio na Educação, a partir dos percursos de Elza Freire e família. | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | Nima Imaculada Spigolon |
UNICAMP
| ||
Os periódicos de Educação e Psicologia no período de 1944-1962: Um estudo sobre timidez e exclusão/inclusão escolar | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | Mariana Batista Vieira |
PUC-SP
| ||
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS FAMÍLIAS DOS ADOLESCENTES ENVOLVIDOS EM BULLYING. | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | Soraia Pinto Sena |
UFMG
| ||
INTERESSE/DESINTERESSE PELA ESCOLA COMO ESTRATÉGIAS DE MANUTENÇÃO DO STATUS SOCIAL: UM ESTUDO SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DAS ELITES | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | Roseli Regis dos Reis |
PUC-SP
| ||
SEMEANDO A ALTERIDADE NA TRAMA DAS RELAÇÕES: POSSIBILIDADE PARA AS CRIANÇAS AUTISTAS. | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | MARIA APARECIDA CORREA DA ROCHA FERREIRA DE ASSIS MOURA |
UNISAL
| ||
Possibilidades e desafios para uma coordenação compartilhada do trabalho pedagógico no Centro Educacional Unificado (CEU): contribuições da Teoria Histórico-Cultural | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | ROSA MARIA DE FREITAS ROGERIO |
USP
| ||
EDUCAÇAO SOCIOCOMUNITÁRIA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: diálogo sobre hegemonia, formação histórica de línguas e silenciamento | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | TADEU DE JESUS GIATTI |
UNISAL
| ||
AGENOR MIRANDA ROCHA: PROFESSOR E SACERDOTE DA TRADIÇÃO NAGÔ-KÊTU NO BRASIL | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | Jorge Garcia Basso |
PUC-SP
| ||
A EVASÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS RIBEIRINHAS | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | ANA PAULA CUNHA DOS SANTOS FERNANDES |
UFSCar
| ||
A Reprodução Interpretativa do Obsceno Infantil:Razões e formas de compartilhamento | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | Cibele Noronha de Carvalho |
UFMG
| ||
A Produção do Conhecimento sobre o Brincar na Creche UFF (1998-2010) | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | Cássia Cristina Barreto Santos |
UERJ
| ||
A EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL: ANÁLISE DE RESUMOS ACADÊMICOS (1987-2010) | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | Geane Izabel Bento Botarelli |
PUC-SP
| ||
A participação de professores em gestão de mudanças numa instituição de ensino superior privada confessional | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | Genira Rosa dos Santos |
UNISANTOS
| ||
Conta-me como foi. Percursos escolares de jovens e adultos com deficiência e transtorno global do desenvolvimento | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | Renata Imaculada de Oliveira |
UFES
| ||
Programa Universidade para Todos (PROUNI): análise das produções acadêmicas e os impactos na vida dos beneficiários | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | Maria José Viana Marinho de Mattos |
PUC-SP
| ||
Apropriação do Patrimônio do Centro Cultural Paço Imperial – perspectiva educacional não-escolar. | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | Raquel da Camara Gonçalves Pereira |
UNIRIO
| ||
O LADO NEGRO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERSPECTIVAS DE UMA JUSTIÇA RACIAL | Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas | Daniel Bocchini |
UNINOVE
|