sexta-feira, 16 de maio de 2014

ANPEDINHA 2014 - REUNIÕES CIENTÍFICAS - SÃO JOÃO DEL REY

A relação de pôsteres e comunicações orais do ANPEDINHA 2014  já se encontram elencadas na internet. Relaciona-a abaixo para que se possa verificar os trabalhos que foram submetidos. Existem 09 (nove) linhas de pesquisa que são as seguintes:


EIXO 1: PESQUISA, EDUCAÇÃO E SEUS FUNDAMENTOS
EMENTA: Estudos sobre os fundamentos e suas contribuições para as diferentes dimensões do campo educacional; os processos e as práticas educativas, as instituições escolares e não escolares, a organização dos tempos e dos espaços escolares; os discursos e as teorias pedagógicas; os sujeitos da educação; as relações entre a escola, a sociedade e a esfera pública.

EIXO 2: PESQUISA E PRÁTICAS EDUCACIONAIS
EMENTA: Este eixo refere-se a relatos de pesquisas, experiências e ações desenvolvidas em diferentes condições quanto a nível, instituição ou conteúdo de ensino, em ambientes formais ou não formais. Engloba também estudos conceituais e de fundamentação teórica sobre pesquisas e práticas em educação.

EIXO 3: PESQUISA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TRABALHO DOCENTE
EMENTA: O desenvolvimento da pesquisa na história da formação de professores; a pesquisa como eixo da formação; memória e história da profissão docente; os significados da produção do conhecimento para formação e para o trabalho docente; o(a) ser professor(a) pesquisador(a) e as atuais políticas educacionais; a prática docente no contexto do trabalho orientado pela lógica da produção capitalista; o desenvolvimento da pesquisa docente: diversidades e inovações.

EIXO 4: PESQUISA, POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITO À EDUCAÇÃO
EMENTA: Esta mesa, centrada nas Políticas para Educação Profissional, se justifica pelo fato dessa modalidade de educação,estar sendo priorizada pelos gestores das Políticas Educacionais.Nesta perspectiva,são contemplados quatro trabalhos que mantêm,entre si, uma grande interlocução e,assim intitulam: “Políticas para a Formação de Professores da Educação Profissional; “Políticas para a Educação Profissional do Governo Federal: contradições e desdobramentos”; A Historicidade da Educação Profissional” e “Políticas para o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional”.

EIXO 5: PESQUISA, EDUCAÇÃO, DIVERSIDADES E CULTURAS
EMENTA: Supõe-se que ainda hoje permanece a tendência a repudiar as formas culturais mais afastadas daquelas às quais nos identificamos. Prefere-se rejeitar para fora da cultura, colocando na natureza, tudo que não se conforma à norma que rege nossa vida. Situados neste momento histórico, os movimentos sociais, em sua condição de produtores de um saber, incluem em seus objetivos modificar a maneira de pensar e sentir da sociedade. Interessa-nos tematizar a questão da diferença: seja para aboli-la, seja para retomá-la.
A própria globalização, em seu formidável esforço de reagenciar o capitalismo, recoloca em pauta o problema, ao mesmo tempo em que faz eclodir os regionalismos e outras singularidade, sinalizando a modificação nos modos de ser e pensar, provocando rupturas epistemológicas de todas as ordens. Cabe-nos interrogar como as pesquisas no campo educativo e o campo das políticas públicas como estes discursos vêm agenciando a discussão? Como conceituam hoje diversidade e diferença? Como estas categorias incidem e impactam as políticas públicas educacionais?

EIXO 6: PESQUISA, EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E NOVOS PROTAGONISTAS
EMENTA: A relação da educação com diversos movimentos sociais e as contribuições das pesquisas educacionais junto a comunidades indígenas, quilombolas, trabalhadores rurais, juventudes e outros protagonistas.

EIXO 6: PESQUISA, EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E NOVOS PROTAGONISTAS
EMENTA: A relação da educação com diversos movimentos sociais e as contribuições das pesquisas educacionais junto a comunidades indígenas, quilombolas, trabalhadores rurais, juventudes e outros protagonistas.

EIXO 7: PESQUISA, LEITURA, ESCRITA E EDUCAÇÃO – UFMG
EMENTA: Aspectos cognitivos, sociais e históricos das práticas linguísticas; língua portuguesa na aprendizagem escolar: práticas pedagógicas, currículo e avaliação; linguagem verbal e outras linguagens; cultura escrita, alfabetização e letramento; ensino de literatura; oralidade e escrita; práticas de letramento em contextos de formação de professores; condições de produção e de leitura de gêneros acadêmicos em educação; a formação do professor para as práticas escolares de ensino-aprendizagem da escrita.

EIXO 8: PESQUISA, EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO – UFJF
EMENTA: Pensar as relações entre a pesquisa em educação, memória e patrimônio, percebendo a memória como um fenômeno cultural e político, em sua relação com a materialidade e imaterialidade presentes no espaço educativo, a produção da memória social sobre a educação. Relação entre memória, patrimônio e história nas pesquisas em educação e seu debate epistemológico. Pesquisas sobre arquivos escolares, museus e objetos da atividade escolar; instituições, personagens, práticas educativas e fontes.

EIXO 9: PESQUISA, ARTES, MÍDIAS E EDUCAÇÃO.
EMENTA: Estudos sobre artes em suas múltiplas linguagens e expressões: linguagem literária, audiovisual, musical, cênica, imagética, entre outras; as tecnologias da informação e comunicação em processos educacionais; a interface mídia e arte e suas possibilidades, reflexos e influências na educação.

Nossa linha de pesquisa é o eixo 5 - PESQUISA, EDUCAÇÃO, DIVERSIDADES E CULTURAS, como se pode ver abaixo:



Título do TrabalhoEixo-TemáticoAutorInstituiçãoResumoTrabalho
Cultura e conhecimento na escolaEixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasMarcelo Senna Guimarães
UERJ
Narrativas Pós-Coloniais: Sobre o saber e a palavra no jongoEixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasLuiz Rufino Rodrigues Junior
UERJ
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA TRAJETÓRIA DE OUTRAS LÓGICAS: pelos Terreiros da UmbandaEixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasKATIA GONÇALVES CASTOR
UFES
Surdez e o Atendimento Educacional Especializado: desafios e possibilidadesEixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasAline de Menezes Bregonci
UFES
EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENTRE BRINCADEIRAS COM OS MASCARADOS DO CONGO NAS OFICINAS CULTURAEixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasAndreia Teixeira Ramos
UFES
EDUCAÇÃO AMBIENTAL AUTOPOIÉTICA COM OFICINAS DE MAPAS ENTRE OS MANGUEZAIS E OS COTIDIEixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasSoler Gonzalez
UFES
Universidade da Floresta ou Universidade na Floresta: uma discussão sobre conhecimentEixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasRamayana Arrais Albuquerque
UNICAMP
PESQUISA COM CRIANÇAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: SUAS REPRESENTAÇÕES DEEixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasGEISA ORLANDINI CABICEIRA GARRIDO
UNESP
EMANCIPAÇÃO SOCIAL E EXCLUSÃO NO COTIDIANO ESCOLAR: A HOMOFOBIA E SUA INFLUÊNCIA NASEixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasDenize Sepulveda
UERJ
O COTIDIANO DE TORCIDAS JOVENS DE FUTEBOL: INDÍCIOS DA SATURAÇÃO DA RACIONALIDADE MODEixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasGustavo Coelho
UERJ
POLÍTICAS DE CURRÍCULO, TRADUÇÃO E SUBJETIVAÇÃO: A ORIGINALIDADE DO POVO DA GEOGRAFIAEixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasHugo Heleno Camilo Costa
UERJ
Desenvolvimento Humano e Educação Inclusiva: O Conceito de Compensação de Vigotski emEixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasDébora Dainez
UNICAMP
O MATERIAL PEDAGÓGICO ADAPTADO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALTERNATIVAS DE INCLUSÃO PARA OEixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasMARIA LUISA BISSOTO
UNISAL
O Programa Avizinhar: relações de jovens pobres moradores de favelas em um espaço acadêmico de excelênciaEixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasMariana Machado Rocha
USP
A ESCOLA E AS CRIANÇAS DIABÉTICASEixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasPriscila Cristina Vaz Bortolozzo
UNISAL
Na calculadora é ponto ou vírgula? Um diálogo com Vigotsky e Bakhtin.Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasWagner Marques
UFRRJ
Mapeando uma rede de jovens: entre espaço de moradia e territórios digitaisEixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasJuliana Batista dos Reis
UFMG
A construção de aspirações escolares eou profissionais em uma escola pública de Ensino Médio de Belo Horizonte: Uma abordagem sociológicaEixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasLeandro Ferreira Santos
UFMG
Educação Integral e jovens-adolescentes pobres: a experiência e o seu alcanceEixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasBárbara Bruna Moreira Ramalho
UFMG
Um estudo etnográfico sobre um grupo de jovens estigmatizados como pertencentes à carreira criminosa, em uma escola estadual, localizada na cidade de Contagem/MGEixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasLucas Eustaquio de Paiva Silva
UFMG
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM DEFICIENCIA MENTAL NO CICLO INICIAL DO ENSINO FUNDAMENTALEixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasGuida Mesquita
UFES
EDUCAR PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ANÁLISE DO CICLO DE PALESTRAS DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO INFANTIL DA UERJEixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasERIKA JENNIFER HONORIO PEREIRA
UERJ
Club Gymnastico Portuguez e Congresso Gymnastico Portuguez: instituições divulgadoras do Método Sueco de Ginástica em terras brasileiras?Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasANNA LUIZA FERREIRA ROMÃO
UFMG
DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO FUNDAMENTAL: SUPERANDO DESAFIOS NA TRANSIÇÃO DE UM ESTUDANTE SURDOCEGOEixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasMarilene Bortolotti Boraschi
UNESP
Grupos Imigrantes em uma escola de eliteEixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasCybele de Faria e Soares
PUC-SP
Brasil, 1964: golpe, ditadura e exílio na Educação, a partir dos percursos de Elza Freire e família.Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasNima Imaculada Spigolon
UNICAMP
Os periódicos de Educação e Psicologia no período de 1944-1962: Um estudo sobre timidez e exclusão/inclusão escolarEixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasMariana Batista Vieira
PUC-SP
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS FAMÍLIAS DOS ADOLESCENTES ENVOLVIDOS EM BULLYING.Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasSoraia Pinto Sena
UFMG
INTERESSE/DESINTERESSE PELA ESCOLA COMO ESTRATÉGIAS DE MANUTENÇÃO DO STATUS SOCIAL: UM ESTUDO SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DAS ELITESEixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasRoseli Regis dos Reis
PUC-SP
SEMEANDO A ALTERIDADE NA TRAMA DAS RELAÇÕES: POSSIBILIDADE PARA AS CRIANÇAS AUTISTAS.Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasMARIA APARECIDA CORREA DA ROCHA FERREIRA DE ASSIS MOURA
UNISAL
Possibilidades e desafios para uma coordenação compartilhada do trabalho pedagógico no Centro Educacional Unificado (CEU): contribuições da Teoria Histórico-CulturalEixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasROSA MARIA DE FREITAS ROGERIO
USP
EDUCAÇAO SOCIOCOMUNITÁRIA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: diálogo sobre hegemonia, formação histórica de línguas e silenciamentoEixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasTADEU DE JESUS GIATTI
UNISAL
AGENOR MIRANDA ROCHA: PROFESSOR E SACERDOTE DA TRADIÇÃO NAGÔ-KÊTU NO BRASILEixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasJorge Garcia Basso
PUC-SP
A EVASÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS RIBEIRINHASEixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasANA PAULA CUNHA DOS SANTOS FERNANDES
UFSCar
A Reprodução Interpretativa do Obsceno Infantil:Razões e formas de compartilhamentoEixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasCibele Noronha de Carvalho
UFMG
A Produção do Conhecimento sobre o Brincar na Creche UFF (1998-2010)Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasCássia Cristina Barreto Santos
UERJ
A EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL: ANÁLISE DE RESUMOS ACADÊMICOS (1987-2010)Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasGeane Izabel Bento Botarelli
PUC-SP
A participação de professores em gestão de mudanças numa instituição de ensino superior privada confessionalEixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasGenira Rosa dos Santos
UNISANTOS
Conta-me como foi. Percursos escolares de jovens e adultos com deficiência e transtorno global do desenvolvimentoEixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasRenata Imaculada de Oliveira
UFES
Programa Universidade para Todos (PROUNI): análise das produções acadêmicas e os impactos na vida dos beneficiáriosEixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasMaria José Viana Marinho de Mattos
PUC-SP
Apropriação do Patrimônio do Centro Cultural Paço Imperial – perspectiva educacional não-escolar.Eixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasRaquel da Camara Gonçalves Pereira
UNIRIO
O LADO NEGRO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERSPECTIVAS DE UMA JUSTIÇA RACIALEixo 5 - Pesquisa, Educação, Diversidades e CulturasDaniel Bocchini
UNINOVE