segunda-feira, 16 de junho de 2014

BLOOMSDAY (ULYSSES) - JAMES JOYCE




Hoje é um dia muito especial. É dia de relembrar o escritor James Joyce, que situou sua estupenda obra literária intitulada ULYSSES em 16 de Junho de 1904. Precisamente neste dia, o protagonista Leopold Bloom perambula pelas ruas de Dublin (Irlanda), pensando em Molly. E foi neste dia que Joyce, também, saiu pela primeira vez com Nora, sua companheira de uma vida toda.

Não custa lembrar o plot e a importância capital deste romance para a Literatura moderna. Ulisses (Ulysses no original), é um romance do escritor irlandês James Joyce (1882-1941) 1914 e 1921 em Trieste (Itália), Zurique (Suíça) e Paris (França) e publicado no ano seguinte nesta cidade. Por descrever, em diversos pontos, aspectos da fisiologia humana então considerados impublicáveis, o livro foi censurado em diversos países, como nos Estados Unidos e no Reino Unido.

. Foi composto entre
"Ulisses" adapta a Odisseia de Homero, condensando a viagem de Odisseu (na pessoa do agente de publicidade Leopold Bloom) em 24 horas, entre os dias 15 e 16 de junho de 1904.

Os dezoito capítulos do livro:
Telemachia:
  1. Telêmaco
  2. Nestor
  3. Proteus
Odisseia:
  1. Calipso
  2. Os lotófagos
  3. Hades
  4. Éolo
  5. Lestrigões
  6. Cila e Caribdis
  7. Os rochedos falantes
  8. As sereias
  9. Ciclope
  10. Nausícaa
  11. O gado do sol
  12. Circe
Nostos:
  1. Eumeu
  2. Ítaca
  3. Penélope

O culto ao livro de Joyce levou à criação do Bloomsday, comemoração celebrada na Irlanda e em várias outras partes do mundo no dia 16 de junho. Em Dublin, os fãs da obra refazem o percurso dos personagens Stephen Dedalus e Leopold Bloom pelas ruas da cidade conforme descritas por Joyce.

Infelizmente, alguns escritores modernos (PAULO COELHO, grande escritor de livros de auto-ajuda) atacaram no momento presente a grande obra de James Joyce, alegando que nada entendeu desta literatura e que não entende o porquê de o autor ter grande apreço e consideração modernas. Veja a este respeito: http://literatortura.com/2012/08/paulo-coelho-diz-que-ulysses-james-joyce-fez-mal-a-literatura/. Não importa. Literatura com "L" maiúsculo faz mal a certas mentes, razão pela qual são atacadas ...