quinta-feira, 3 de outubro de 2013



O Mestrado em Educação pela Unisal nos proporciona muitas oportunidades para participar de Seminários e de Grupos de Estudo. Participaremos deste evento programado para o dia 19 de outubro com o artigo para comunicação oral intitulado PAULO FREIRE E A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO.



link: http://unisal.br/hotsite/seminarioextensao/

Convido a todos parteciparem deste IV Seminário Internacional de Educação "PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO SUPERIOR". Vamos participar com o artigo Paulo Freire e a educação superior: novos aportes e subsídios para se entender como seu pensamento fertiliza e ressignifica o meio acadêmico no século XXI, no contexto de um curso de Moda em Americana/SP.



O IV Seminário Internacional de Educação terá como tema “Paulo Freire e a Educação Superior”. O educador pernambucano ficou mundialmente conhecido não apenas por suas reflexões, mas também por suas intervenções no campo da Educação de Adultos (EDA). Suas obras, como Educação como prática da liberdade (1967), Pedagogia do oprimido (1968), Pedagogia da Esperança (1992) e Pedagogia da autonomia (1997) foram traduzidas em vários idiomas, mas em nenhuma delas aparece referências muito explícitas sobre as questões da Educação Superior. Contudo, em 1994, por iniciativa de Miguel Escobar Guerrero, Alfredo L. Fernández D. e Gilberto Guevara-Niebla, realizou-se na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), um seminário em que Paulo Freire debateu, com muitos pesquisadores da educação e das ciências sociais em geral que estavam presentes, as questões relativas à universidade, à educação superior e ao papel dos intelectuais, explicitando conceitos, categorias e posições inéditas sobre temas que não são muito comuns no conjunto de seu legado.
  Como em edições anteriores, o IV Seminário Internacional de Educação abrigará a reunião de conclusão da Rede Ibero-Americana de Investigação em Políticas Educacionais  (RIAIPE III), constituído por mais 30 equipes de pesquisadores de 19 países, sendo: (i) da América Latina - Argentina (Universidad de Buenos Aires, Universidad Nacional de San Martin, Universidad Nacional de Tres de Febrero), Bolívia (Universidad Loyola de Bolivia), Brasil (Universidade Nove de Julho, Universidade do Sul de Santa Cataria, Universidade Federal da Bahia), Chile (Universidad Ciencias de la Información), Colômbia (Univesidad del Rosario e Universidad de Nariño), Costa Rica (Universidad de Costa Rica), Cuba (Universidad de la Habana), El Salvador (Universidad de El Salvador), Guatemala (Centro Universitario de Occidente, Universidad de San Carlos de Guatemala), Honduras (Universidad Nacional Autónoma de Honduras), México (Universidad Nacional Autónoma de México, Universidad de Guadajalara), Paraguai (Universidad Autónoma de Asunción, Universidad Nacional de Asunción), Peru (Universidad Nacional Agraria la Molina), Uruguai (Universidad de la República) e (ii) da Europa - Espanha (Universidad de Barcelona, Universidad de Valencia), Holanda (Universiteit Voor Humanistiek), Itália (Università degli Studi dela Tuscia), Inglaterra (University of Brighton), França (Université Lumière Lyon 2), Portugal (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias), que vem desenvolvendo o “Programa Marco Interuniversitário para a Equidade e a Coesão Social das Instituições de Educação Superior na América Latina”, numa feliz coincidência temática. 

Finalidade e objetivos

O IV Seminário Internacional de Educação tem por finalidade apontar e disseminar as concepções e as práticas de Paulo Freire sobre a Educação Superior, com o intuito de identificar matrizes institucionais alternativas ao modelo clássico de universidade ocidental (napoleônico e humboldtiano) e às formas acadêmicas tradicionais de formulação, comunicação e aplicação do conhecimento, de modo a colaborar para a construção dos conceitos de “ciência pública” e de “democracia cognitiva omnilateral”.
Para melhor concretizar suas finalidades, esta edição do Seminário Internacional objetiva:
  I - identificar instituições de educação superior (IES) alternativas e nichos de pesquisa e de intervenção congêneres nas IES tradicionais;
  II - estimular o desenvolvimento de massa crítica sobre ciência pública popular, isto é, sobre conhecimento voltado para os interesses da maioria da população das diversas formações sociais participantes do evento;
  III - desenvolver a democracia cognitiva omnilateral, identificando, dando visibilidade e disseminando os conhecimentos desenvolvidos fora dos muros das universidades e das bancadas dos centros de pesquisa consagrados pela comunidade científica;
  IV - dar visibilidade à produção científica e aos projetos de intervenção das IES e dos nichos mencionados no objetivo I;
  V - identificar e coletar referenciais teóricos, de políticas e de práticas educacionais, elaborados por Paulo Freire e por membros da comunidade freiriana  espalhados pelo mundo;
  VI - promover a confraternização dos representantes da educação dos países em que Paulo Freire atuou;
  VII - editar e divulgar os manuscritos fac-similados da Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire, para que possa servir de matriz para as futuras edições da obra;
  VIII - divulgar as ideias de Paulo Freire sobre educação superior, a partir da preparação da edição de obra que contém suas alocuções no seminários realizado em 1994 na Universidade Autónoma do México.