Apresento o logo do IV seminário sobre Educação Sociocomunitária que ocorrerá nos dias 10 e 11 de Outubro/13 no Câmpus Maria Auxiliadora, da Unisal, em Americana/SP. Apresentaremos trabalhos de comunicação oral e de pôster. Apresentarei trabalhos sobre Educação Popular e Linguagem, assim como uma síntese (resumo) de minha dissertação de Mestrado.
Apresentação
Necessitamos de uma reeducação da inteligência e da sensibilidade como eixos de uma perspectiva ética humanizadora para possibilitar novos mundos de pensar, de sentir e de fazer a vida, novas convivências, que nos ajudem a resistir contra as forças que nos têm levado a uma sociedade de sujeitos partidos e terra devastada.
Questões éticas permanentes nos indagam como devemos viver para humanizar mais nossa vida, sempre inacabada, sempre um vir a ser. Tais questões nos convidam a refletir sobre quais princípios – considerados não apenas como origem, mas também como fundamento e desígnio – estão presentes nas escolhas que fazemos para constituir o presente e para criar a vida futura.
Nesse sentido, o IV Seminário sobre Educação Sociocomunitária justifica-se por ser um espaço aberto e plural de análises críticas e troca de experiências sobre estas temáticas e questões que se demonstram urgentes. É preciso tanto evitar o não debate quanto posturas acríticas e ingênuas que costumam abundar nas reflexões sobre este ambiente educacional “não escolar”. Mas é preciso promover também troca de experiências educacionais, permitir a expressão dos que vivem o dia a dia destas ações educativas, evitar generalizações apressadas e permitir a manifestação do singular e do transdisciplinar.
O IV Seminário sobre Educação Sociocomunitária tem como principais objetivos:
- Criar um espaço de discussão e debate sobre o tema central: “Educação Sociocomunitária: por uma perspectiva humanizadora”.
- Promover debates, trocas de experiência e o estabelecimento de relações entre grupos de pesquisa e pesquisadores dedicados ao estudo das práticas, teoria e história da educação sociocomunitária, educação não formal, educação social, educação comunitária, educação popular, educação nos movimentos sociais e educação no “terceiro setor”, das relações entre escola e comunidade, atentando-se para a reciprocidade das influências entre instituição escolar, família, organizações comunitárias e instituições sociais de caráter mais amplo fincadas no cotidiano comunitário e escolar.
Os Seminários sobre Educação Sociocomunitária legitimam-se pelo fato de serem promovidos pelo UNISAL, uma instituição para quem a Educação Sociocomunitária – ações educacionais para além dos muros escolares, ou considerando práticas não formais de educação dentro de espaços institucionais – sempre foi marcante. Os Seminários iniciaram-se em 2006, com o nome de Colóquio sobre Educação Sociocomunitária.
O I Colóquio destacou a discussão sobre o alcance do conceito de Educação Sociocomunitária, o II Colóquio destacou o debate entre as Concepções de Educação Sociocomunitária e Educação Não formal, o III Colóquio foi Práticas educativas e comunidade: experiências e reflexões, o IV Colóquio privilegiou a apresentação de experiências educacionais e de debates teóricos a respeito delas e o V Colóquio abordou o tema: “Diversidade, inclusão e Educação Sociocomunitária”. A partir de 2011, o evento passa a se chamar Seminário sobre Educação Sociocomunitária, tomando novas dimensões.
ABAIXO RELAÇÃO DE TRABALHOS APRESENTADOS EM NOSSO SEMINÁRIO. ESSES TRABALHOS REFLETEM O ATUAL ADENSAMENTO DA REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO SOCIOCOMUNITÁRIA
TRABALHOS – COMUNICAÇÃO ORAL E POSTER – RELAÇÃO DAS SALAS – HORÁRIO DAS 14H ÀS 17H.
SALA A1.01 – Piso I Responsável : Renato Kraide Soffner
Renato Kraide Soffner Apresentar Comunicação Oral Tecnologias Sociais e a Educação para a Práxis Sociocomunitária
Alex Sandrelanio dos Santos Pereira Apresentar Comunicação Oral
Múltiplos sujeitos para ser pensado em um só: uma releitura da inclusão dos surdos no
município de Madre de Deus - Bahia.
Eglon Pinto da Fonseca Apresentar Comunicação Oral Circo Bartô: experiências educativas e fundamentos das linguagens circenses
Maria Dorothea Chagas Correa Apresentar Comunicação Oral
A Inclusão Digital E A Eja: Educação Aberta Às Diferenças
Maria José Rebecca Busnardo Apresentar Comunicação Oral
Fragmentos poéticos: uma proposta de intervenção pedagógica para significação da
identidade juvenil
Alessandra Benedito Apresentar Comunicação Oral Cooperativismo Oportunidade De Humanização Nas Relações Produtivas
SALA 1.02 – Piso I Responsável: Valéria Oliveira de Vasconcelos
Keila Mourana Marques Silva Apresentar Comunicação Oral
A Educação Popular no Brasil e a Linguagem na óptica de Carlos Rodrigues Brandão:
Como as atuais gramáticas ideológicas subvertem o princípio de uma Educação
Libertadora e de sujeitos aprendentes na escola.
Tadeu Jesus Giatti Apresentar Comunicação Oral
A Educação Popular no Brasil e a Linguagem na óptica de Carlos Rodrigues Brandão:
como as atuais gramáticas ideológicas subvertem o princípio de uma Educação
Libertadora e de sujeitos aprendentes na escola.
Sônia Maria Souza Ferrari Apresentar Comunicação Oral
A Educação Popular no Brasil e a Linguagem na óptica de Carlos Rodrigues Brandão:
como as atuais gramáticas ideológicas subvertem o princípio de uma Educação
Libertadora e de sujeitos aprendentes na escola.
Valéria Oliveira de Vasconcelos Apresentar Comunicação Oral
Pesquisa em Educação Popular e Educação Sóciocomunitária: Estudo de caso com
populações ribeirinhas na Amazônia brasileira.
Paulo Cesar Franco Apresentar Comunicação Oral
Oficinas de fandango enquanto educação popular em comunidades tradicionais caiçaras
do Vale do Ribeira diante das políticas ambientais
Marcos José de Aquino Pereira Apresentar Comunicação Oral
Uma experiência de Aula-Passeio dentro da perspectiva de Cidade Educativa com o
tema “Aristóteles e os Peripatéticos (que passeiam aprendendo)”.
SALA 1.03 – Piso I Responsável: Maria Luísa Bissoto
Maria Luisa Amorim Costa Bissoto Apresentar Comunicação Oral EDUCAÇÃO SOCIOCOMUNITÁRIA: POSSIBILIDADES DO EDUCAR PARA A AUTONOMIA?
Bruna Oliveira / Luciana o Bento Apresentar Comunicação Oral
A EDUCAÇÃO SOCIOCOMUNITÁRIA E A EDUCAÇÃO PARA A AUTONOMIA
Elaine Ferraresi Serediuk Apresentar Comunicação Oral
História do registro nas trajetórias profissionais de professores e professoras de Educação
Infantil em Campinas: memórias e reflexões.
Emarianne Campanha Teixeira Apresentar Comunicação Oral A resiliência na perspectiva da educação sociocomunitária: um acorde de possibilidades.
Roberta Agustinho da Silva Apresentar Comunicação Oral Juventude rural: as interfaces do trabalho e da educação
SALA 1.04 – Piso I Responsável: José Maria
Adalberto Zorzo Apresentar Pôster
Modelo híbrido de educação a distância para o ensino superior – um estudo de caso da
Fundação Hermínio Ometto - FHO Uniararas
Ana Claudia Rocha Barbosa Apresentar Pôster
A Formação Docente e as Metodologias Ativas: uma perspectiva teórica favorável à
transformação social
Conrado Guilherme Heyden Apresentar Pôster Projeto "TRILHAS EDUCATIVAS"
Fabrizio Racaneli Apresentar Pôster Vídeo: Daqui a cinco anos.
Wildison jone jobim de souza Apresentar Pôster
As Tecnologias da Informação e Comunicação e as Tecnologias Sociais: possibilidades de
interação pelo viés da Educação Sociocomunitária
DENIS TADEU ANDRE Apresentar Pôster AS TECNOLOGIAS DA INTELIGENCIA E A EDUCACAO SOCIOCOMUNITARIA
Giuliano Paulino Coan Apresentar Pôster Redes Sociais e Educação Sociocomunitaria
SALA 1.05 – Piso I Responsável: Francisco Evangelista
Andreia Alves de Souza Apresentar Pôster Educação e Trabalho : Por uma dimensão Socioassistencial
Gabriel Ludwig Ventorin dos Santos Apresentar Pôster A educação prática jurídica como instrumento de emancipação educacional do aluno de Direito.
Maria Lúcia Fernandes Batista e Silva Apresentar Pôster
Aula de química na Escola Preparatória de Cadetes do Exército - tecendo caminhos entre o saber
e o saber fazer: possibilidades de transformação social
NOEMIA DE CARVALHO GARRIDO Apresentar Pôster
DUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: direitos, saberes e habilidades do cidadão no exercício da
profissão.
Keila Mourana Marques Silva Apresentar Pôster ENSINAR E APRENDER NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – o olhar dos educandos
Odair Marques Apresentar Pôster As Feiras Culturais do CISGuanabara e a cidadania - Cultura e Pedagogia Social
Antonio de Jesus Santana Apresentar Pôster MÚSICA RAIZ SERTANEJA: POSSIBILIDADES DE APRENDIZADOS
SALA 1.06 – Piso I Responsável: Renata Sieiro Fernandes
Alex Sandrelanio dos Santos Pereira Apresentar Pôster SURDUM IN ABSTRATUS: MÃOS SILENCIADAS, MÃOS REBELADAS!
Andréa Cristiane Bindilatti Brianez Apresentar Pôster
A construção do Imaginário do Sujeito Cego: Possibilidades de interpretação pela educação
sociocomunitária.
Lilian de Souza Apresentar Pôster
Multiculturalismo, Segunda Língua e Reflexões em Língua Materna: possibilidades de
transformação social.
Ivan Bueno da Fonseca Apresentar Pôster A EDUCAÇÃO ADVENTISTA E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Stella Cristina Benetti de Abreu Coutinho Apresentar Pôster História da Educação no Brasil
SALA 1. 07 - – Piso I Responsável: Sueli Maria Pessagno Caro
Aparecido Francisco Palmieri Apresentar Pôster EDUCAÇÃO SOCIOCOMUNITÁRIA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
Clayton Peressinotto Apresentar Pôster EDUCAÇÃO SOCIOCOMUNITÁRIA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES.
Helaine Cia Apresentar Pôster EDUCAÇÃO SOCIOCOMUNITÁRIA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
DANILO SILVA FILHO Apresentar Pôster PEDAGOGIA DA PRESENÇA EM ESCOLA PÚBLICA
Maricê Léo Sartori Balducci Apresentar Pôster O setor têxtil de Americana - SP e a Educação Não-Formal
Rute de Carvalho Angellini Apresentar Pôster
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E ESCRITA NO COTIDIANO DOS EDUCANDOS PARA EXERCICIO DA
CIDADANIA
ANGÉLICA FURLAN Apresentar Pôster
Abordagem temática no currículo de ciências: a perspectiva ético-crítica na concepção de lixo
como condição humana
SALA 1.08 – Piso I Responsável: Severino Antônio Moreira Barbosa
Vanessa Aguiar Cruz Apresentar Pôster De Abrigo a Casa Lar: reflexão sobre espaço de possibilidades a luz da Educação Popular
Vanessa Aguiar Cruz Apresentar Pôster
A POSSÍVEL CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO DE POSSIBILIDADES PARA
CRIANÇAS/ADOLESCENTESEM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL
Vanessa Cristina Batista Apresentar Pôster Projeto Integrador - Pessoas em Situação de Rua em Americana/SP.
Andréia Melo Alonso Apresentar Pôster
As percepções infantis numa prática educativa problematizadora: a educação popular e a
perspectiva de futuro.
Hanna Yuri Cocato Apresentar Pôster Pessoas em situação de rua em Americana/SP
Elisande de Lourdes Quintino de Oliveira: Apresentar Pôster FORMAÇÃO DO EDUCADOR EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: VIVÊNCIAS E PERSPECTIVAS
Douglas Martins de Oliveira Apresentar Pôster
Alimentando perspectiva de vida: O impacto de um curso de panificação industrial na
educação do adolescente abrigado.
SALA 2.09 – Piso II Responsável: Antonio Carlos Miranda
Aline Sales Santos Apresentar Pôster
Análise dos Impactos Psico-comportamentais do cyberbullying no ambiente escolar em
Americana – SP.
David Richard Luzetti Apresentar Pôster
A identificação materna de sinais de doença e suas contribuições para a educação
sociocomunitária em saúde
Flávia F C Modolo E Baptista Apresentar Pôster Escola Promotora de Saúde: transformando a escola e a comunidade do entorno.
MAIZA REGINA BERTAZZO Apresentar Pôster Um Caso de Amor Consigo Mesmo Co-Dependência
Maria das Dores Taveira Santos Apresentar Pôster As Dependências e a Pastoral Da Sobriedade
IZABEL DE CARVALHO GONÇALVES DIAS Apresentar Pôster O Ensino Aprendizagem De Crianças No Propósito De Intervenção Da Psicopedagogia
SALA 2.10 – Piso II Responsável: Norma Silvia Trindade de Lima
Roberto André Polezi Apresentar Pôster O uso das mídias na educação para autonomia.
Marina Ramos de Almeida Apresentar Pôster
Psicodrama como um dispositivo de metodologia de pesquisa acadêmica em Educação e
Psicologia: o “estado da arte”
Marina Sanchez Carr Apresentar Pôster Maria Montessori-Educando e conhecendo o mundo.
Marisa Seyr Apresentar Pôster
PSICODRAMA PEDAGÓGICO: UMA METODOLOGIA DE ENSINO VOLTADA À ALFABETIZAÇÃO DE
JOVENS E ADULTOS
Tatiane Priscilla Caires Apresentar Pôster
Relação entre meio afetivo familiar e desempenho escolar: estudo realizado em uma escola
municipal de educação infantil de Campinas
Benedito Olavo da Cunha Apresentar Pôster Professos: figura masculina na sala de aula do ensino fundamental - I
Andreia Melo Alonso Apresentar Pôster
BRINCAR E PENSAR É SÓ COMEÇAR: percepções de crianças sobre uma prática educativa
problematizadora