sábado, 26 de julho de 2014

6o. ENCONTRO PRESENCIAL DO CURSO EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA UNESP

Debaixo de chuva, e com o tempo muito nublado, tivemos o 6o. Encontro Presencial do Curso Educação Inclusiva da Unesp na Diretoria de Ensino Leste de Campinas/SP.


PAUTA

a) Informes Gerais,
b) Análise de um filme sobre a relação entre comunidade, escola e família,
c) Pensando sobre a Pesquisa,
d) Encerramento: "quem quer pão" (dinâmica da massagem).


A análise do filme, tendo como palestrantes um professor da Unicamp e da Unisinos (Universidade do RG Sul), versou sobre a participação fundamental da família na vida escolar do educando. A chamada parceria família x escola. Foram pontuados os seguintes temas: a) articulação dos pais na escola, b) gestão democrática plena, c) a articulação dos pais junto à escola, através do conhecimento do PPP (Projeto Politico Pedagógico), d) as famílias devem envolver-se com e na escola, para que seus filhos tenham um ensino significativo e de qualidade. Tematizaram os itens: necessidade da escola prover um ensino significativo da língua portuguesa (falada e escrita) na norma culta, para o acesso dos alunos aos bens culturais, assim como de matemática, química e fisica (ciências da natureza).

Tivemos um momento especial, através de análise de outros TCC (trabalho de conclusão de curso) de outros alunos que já elaboraram o trabalho, sob a forma do resumo dos mesmos. Como estamos em etapa da confecção dele, necessitamos de subsídios para sua elaboração. Analisamos as possíveis falhas/acertos destes exemplos, sob três enfoques:

a) Tema,
b) Objetivo,
c) Metodologia,
d) Resultados.

Foi esclarecido que, no próximo dia 16.08, teremos a primeira prova presencial do curso, abarcando os conteúdos programáticos das disciplinas de EE (Educação Especial):

D1 - DIVERSIDADE E CULTURA INCLUSIVA

Cultura inclusiva, diversidade e diferença,
Obstáculos à cultura inclusiva e desigualdades sociais
Educação inclusiva e desenvolvimento de todos os estudantes
Marcos internacionais e nacional da Educação inclusiva
Educação Inclusiva: conceito, princípios e valores
Fundamentos históricos: da exclusão à inclusão escolar
Terminologias da Educação especial na perspectiva da Educação inclusiva

D2 - POLÍTICAS PÚBLICAS: EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Papel dos Direitos Humanos na legislação
Marcos históricos da escolarização da pessoa com deficiência
Declaração de Salamanca
Conferência Mundial sobre Educação Para Todos
Direitos das pessoas com deficiências
Marcos históricos e Politica Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência
Serviço Pedagógico Educacional Especializado - SAPE
Objetivos principais do SAPE e do CAPE
Mudanças na legislação ao longo da história para a garantia da inclusão escolar
Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e legislação nacional e do estado de SP sobre o atendimento educacional especializado do estudante público alvo da Educação Especial

D3 - GESTÃO DEMOCRÁTICA E PROJETO PEDAGÓGICO

Papel dos Professores de EE e de Classe comum na elaboração do PPP
Participação do Estudante na gestão democrática
PPP - conceito e suas dimensões
Adequações na ação pedagógica
Papel da família
características do PPP num sistema inclusivo
Construção do Projeto Politico Pedagógico
Gestão Participativa

Fotos do Encontro: