segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Ferdinand  de Saussure - '" A língua é um sistema cujas partes podem e devem ser consideradas em sua solidariedade sincrônica (1975)

Um diálogo necessário entre a Linguística sausseriana e a Educação sociocomunitária no campo da Linguagem.


Comemoram-se 100 anos do falecimento de Ferdinand de Saussure, considerado o pai da linguística moderna. Em que pese o atual momento em que passa a linguística pós-moderna, deve-se ter em conta que este teórico, nascido no século XIX, mais precisamente em 26 de novembro de 1857 em Genebra, Suíça, e falecido em 22 de fevereiro de 1913 em Vufflens-le-Château, Suíça, representou muito para este desenvolvimento. Todavia, esta data passou em brancas nuvens, sem uma reavaliação de seu legado no campo do estudo da língua. Objetivamos, com este artigo, dialogar com sua obra dentro do contexto da educação sociocomunitária, ressaltando a alteridade linguística, assim como um aggiornamento de sua obra, e também prestar uma homenagem a este linguista que, indubitavelmente, revolucionou os estudos neste  campo do que somos devedores.

Esperamos que, em 2016, quando se comemoram cem anos da publicação de sua magnum opus - Cours de Linguistique Générale - (Curso de Linguística General), possamos ter um ano de festejos e comemorações. Com isto estaria patenteada e relembrada a importância desta obra para o contexto dos estudos linguísticos da época e como iniciador de novos estudos e ramos de linguagem.