sábado, 1 de março de 2014

SHAKESPEARE E A SÉRIE AMERICANA HOUSE OF CARDS

FRASES DE FRANCIS UNDERWOOD NO SERIADO HOUSE OF CARDS:


" OS AMIGOS SE TORNAM OS PIORES INIMIGOS"

"ELE ESCOLHEU O DINHEIRO EM VEZ DO PODER, UM ERRO QUE QUASE TODOS COMETEM. DINHEIRO É A MACMANSÃO QUE COMEÇA A DESMORONAR EM DEZ ANOS. O PODER É O EDIFÍCIO DE PEDRA QUE RESISTE EM PÉ POR SÉCULOS"

"ESTENDA SUA MÃO DIREITA, MAS SEGURE SEMPRE UMA PEDRA NA ESQUERDA"

" O PODER É COMO O MERCADO IMOBILIÁRIO. LOCALIZAÇÃO É TUDO. QUANTO MAIS PERTO VOCÊ ESTÁ DA FONTE DELE, MAIOR O VALOR DE SUA PROPRIEDADE"

"È  ASSIM QUE VOCÊ DEVORA UMA BALEIA, UMA MORDIDA POR VEZ"

"UM GRANDE HOMEM CERTA VEZ DISSE QUE TUDO TEM A VER COM SEXO. EXCETO O SEXO. O SEXO TEM A VER COM PODER"



Shakespeare - 1564-1616


TRADUÇÃO DO SONETO XXIX  DE SHAKESPEARE

~ Soneto 29 ~

Quando, malquisto da fortuna e do homem,
Comigo a sós lamento o meu estado,
E lanço aos céus os ais que me consomem,
E olhando para mim maldigo o fado;

Vendo outro ser mais rico de esperança,
Invejando seu porte e os seus amigos;
Se invejo de um a arte, outro a bonança,
Descontente dos sonhos mais antigos;

Se, desprezado e cheio de amargura,
Penso um momento em vós logo, feliz,
Como a ave que abre as asas para a altura,

Esqueço a lama que o meu ser maldiz:
Pois tão doce é lembrar o que valeis
Que está sorte eu não troco nem com reis.

William Shakespeare


William Shakespeare, considerado como o autor de peças, poemas e dramas mais famoso da história literária pelo crítico americano Harold Bloom, quem diria, foi aggiornato e readaptado, especialmente em seu conteúdo de peças satíricas políticas, especialmente na série americana House of Cards.
A série retrata os bastidores politicos do capitólio americano em Washington, no qual o congressista americano Francis Underwood (Kevin Spacey) e sua mulher, Claire (Robin Wright) perpetuam uma obra-prima da armação política. O desencadeador da trama ocorre quando o ressentido Underwood é posto à prova quando vê frustrada sua nomeação como Secretário de Estado pelo novo presidente que ajudou a eleger. Neste contexto, Underwood vale-se tanto da demagogia como da difamação para punir o chefe-de-estado, não obstante posar-se como um aliado fidedigno e cordato. Last, but not least, manipula as mazelas de um deputado alcoólatr a fim de obter o que tanto colima: o cargo de vice-presidente dos U.S.A.
Constatamos que, nesta série, existe uma reencarnação de Lady Macbeth, personagem que instiga o marido a fim de lançar uma violenta escalada para retirar o rei da Escócia, no caso, dos Estados Unidos, sob a forma atualizada vista pela série. "Um pouco de água lavará nossa evidência de culpa" diz a personagem central da tragédia Macbeth. Claire também procura lavar os crimes cometidos pelo marido.
A ideia central desta série é ministrar uma aula magna sobre os efeitos do pragmatismo - ou, se quiser do cinismo - na política (entenda política americana como a brasileira, como, sobejamente, temos vistos nos tristes dias modernos).
Neste sentido, Shakespeare é a maior referência, pois seus escritos retrataram tais desmandos, opressão dos governantes de plantão contra o povo na época elisabetana. O vilão Underwood é um cruzamento híbrido de outros dois célebres vilões. Do rei monstruoso que protagoniza Richard III , ele extrai a prática de eliminar quem represente óbices a sua ascensão política. Do Iago de Otelo, outra peça de Shakespeare, absorve o uso tático da mentira, outra prática tão corriqueira na pobre vida política da terra tupiniquim.
É inquestionável que Shakespeare pode e deve ser lido e relido nos diferentes contextos políticos de várias épocas. Estamos falando de um autor que viveu acerca de quase quatrocentos anos (em 2016 celebramos esta data de seu aniversário) e que, não obstante o tempo, tem sua obra reconhecida como atualizada, reinterpretada de acordo com as novas tendências de várias épocas.


citação da peça shakespeariana Richard III, Act 1, Scene 1