quarta-feira, 26 de março de 2014

12 YEARS A SLAVE (12 ANOS COMO ESCRAVO)


Assisti na última semana o excelente filme 12 ANOS COMO ESCRAVO, tendo como protagonista do mesmo o ator inglês CHIWETEL EJIOFOR como o homem negro livre SOLOMON NORTHUP, residente em New York, no ano de 1848, que constituiu família, sendo toda ela livre, também. Northup era um exímio tocador de violino, meio com o qual sobrevivia em eventos sociais da sociedade livre e antiescravocrata do Norte dos U.S.A. Como o sul americano ainda praticava o sistema de cultivo plantation, necessitava desesperadamente de mão de obra barata e escrava. Através de um meio ardiloso, alguns recrutadores de mão de obra escrava, ou melhor, sequestradores de seres humanos, forjam uma situação na qual contratarão Solomon como músico em um importante evento em Washington, D.C. Convidam-no para ir até lá, onde receberia uma polpuda soma em dinheiro, que ganharia mais em alguns dias do que se trabalhasse meses a fio. Northup aceita o convite, imbuído da ingenuidade e achando que todos aceitariam, na época, negros como cidadãos livres. Dopado, quando acorda, já começa o pesadelo, pois passará por vários patrões e senhores de escravos, a maioria perversos e sádicos que o farão repensar a vida humana e a situação social do negro naquela época na sociedade americana. Vê companheiros sendo mortos, torturados das piores maneiras possíveis. Em seu último senhor de escravos, a esposa dele, achando, corretamente que o marido a trai com uma escrava (PATSEY), papel esse interpretado por Lupita Nyong'o é seviciada, torturada, sendo amarrada nua no pelourinho americano e chicoteada por Northup que se vê obrigado a ir contra seus próprios irmãos.
Gostaria de tecer alguns comentários sobre ele. Aparece uma figura de relevo e de alívio, em toda esta trama na pessoa de Bratt Pitt, que, atuando como SAMUEL BASS, um abolicionista do Norte, presta serviços a Edwin Epps (MICHAEL FASSBENDER), último proprietário "legítimo" de Solomon, ajuda o violinista a sair deste inferno, ao entregar às autoridades competentes uma carta-dossiê na qual o cidadão escravizado relata ser homem livre e estar sendo mantido escravo ilegalmente.



O filme nos mostra, em uma de suas cenas, o senhor de escravos evangelizando os mesmos, com passagens bíblicas, nas quais o uso da força e violência contra eles é plenamente justificado. Nada mais irônico do que usar passagens do livro sagrado para corroborar e justificar violência e sadismo. Deste modo, subverte-se a palavra divina, instrumentalizando-a para justificar o despotismo, violência contra o próximo. 
Outro aspecto a ser observado no filme diz respeito ao aspecto puramente econômico que se dava aos escravos. Eles eram pura mercadoria, que poderiam ser usados, abusados e jogados fora, tirante a vontade de seu senhor. Nada mais capitalista do que este pensamento selvagem. Como o sistema de produção plantation exige, mão de obra farta deve ser empregada, para dar conta de grandes produções agrícolas (cana de açúcar e algodão).
Resumindo, vale a pena assistir a este filme que ganho 03 prêmios da Academia de Hollywood em 2014. É uma lição de vida que, a exemplo do Brasil, deve ser visto com olhos transparentes e judiciosos de quanto os negros sofreram preconceito e racismo, não obstante quererem unicamente viver em paz no novo país a que foram levados forçosamente.

Como era nossa escola antigamente.... ou o caderno do aluno de LINGUAGEM em 1949 da EE Orosimbo Maia.

Conseguimos, através de uma doação de ex-aluno, um importante material que fará parte do acervo da escola, isto é, UM CADERNO DE EXERCÍCIOS DO LONGÍNQUO ANO DE 1949, DE LÌNGUA PORTUGUESA, naquela época chamado de LINGUAGEM. Interessante notar que o caderno, na integralidade, é composto por 31 páginas, abarcando o período de 08.03.1949 a 24.11.1949. Isto nos dá um ano letivo. Fazendo um cotejo, uma comparação, podemos ver e analisar o quanto eram diferentes os enfoques linguísticos da época: visavam, tão somente, ao ensino nda Língua pela língua, da gramática normativa e tradicional. Ditados também são uma constante nesta época, privilegiando a decoração e a memoração. A professora da época era Av. Piccolotto Naccarato. Sua primeira página registra a data de 17.02.1949 como data inaugural. Infelizmente, pudemos escanear algumas páginas, e não a sua totalidade, mas, de qualquer forma, pode-se ter uma ideia do que o "caderninho" contém.



Capa inicial do Caderno de Aluno (Linguagem)

Uma típica aula de Linguagem: gramática pela gramática: "grife o sujeito..."

Aula de Língua sob a forma de Ditado...

Aprovados Cursinho Pré Vestibulinho Unicamp/Precoltec/IPBG


 Como todos sabem,o objetivo último de uma escola pública é fazer com que seus alunos obtenham, a exemplo de seus colegas que estudam em escolas particulares, sucesso acadêmico e profissional, ou, em outras palavras, se realizem como seres humanos. Assim sendo, existem projetos intitulados Vestibulinho da Unicamp/Precoltec/IPBG que objetivam transformar nossos jovens em protagonistas de suas histórias, capacitando-os a galgar degraus mais elevados no mundo acadêmico, "Sure, I can", como diria Barak Obahma... Sim, eu posso almejar mais e mais. Assim sendo, temos a grata satisfação de divulgar os selecionados para os cursinhos da Unicamp, que objetivam lapidar estas pedras preciosas, capacitando-os a adentrar a Universidade, assim como os cursinhos Precoltec e IPBG que também selecionam os melhores alunos de algumas escolas públicas, dando-lhes o suporte para enfrentar e galgar mais degraus na vida acadêmica. Eis a lista dos candidatos aprovados, a que escola pertencem e suas notas:


  LISTA DE APROVADOS ESCOLA NOTA CLASSIFICAÇÃO 1 Ana Carolina Vasconcelos João EMEF Professora Dulce Bento Nascimento 9,5 2 angela aparecida de oliveira EE Orosimbo Maia 9,25 3 Victor Reis EE Orosimbo Maia 9,25 4 Ingrid Bezerra Da Silva EE Profº João Lourenço Rodrigues 9,125 5 JOÃO PEDRO OLIVEIRA PAGNAN EE Profº João Lourenço Rodrigues 9,125 6 Thaís de Oliveira Rocha EE Profº João Lourenço Rodrigues 9,0 7 LISSANDRA CRISPIM DE FARIA CRUZ EE Profº João Lourenço Rodrigues 8,75 8 Beatriz Ramalho Ricardo EE Orosimbo Maia 8,75 9 Leticia Cristina Biachi EE Prof. Francisco Alvares 8,75 10 Victor Luz de Carvalho EE Profº João Lourenço Rodrigues 8,75 11 ana beatriz correa EMEF Professora Dulce Bento Nascimento 8,75 12 Gabriel Baltazar de Oliveira EE Adalberto Nascimento 8,625 13 Giovanna Ribeiro Rodrigues dos Santos EE Profº João Lourenço Rodrigues 8,625 14 thaline gabrielle gonçalves da silva EE Profº João Lourenço Rodrigues 8,625 15 Leonardo Fiorani de Brito EE Prof. Francisco Alvares 8,5 16 João Vitor Ribeiro de Assumpção EE Profº João Lourenço Rodrigues 8,5 17 Paola Viana Sebastião Profº João Lourenço Rodrigues 8,5 18 Igor Souza de Moraes EE Monsenhor Luis Gonzaga de Moura 8,375 19 JULIA GUARNIERI GIARDIELLO EE Profº João Lourenço Rodrigues 8,375 20 Lucas Oliveria Bueno EE Profº João Lourenço Rodrigues 8,375 21 Gustavo Marques de Carvalho EMEF Professora Dulce Bento Nascimento 8,25 22 Júlio Carnielle da Silva EE Monsenhor Luis Gonzaga de Moura 8,125 23 João Victor Bebiano de Lara EE Adalberto Nascimento 7,875 24 Anna Vitoria Oliveira EE Orosimbo Maia 7,875 25 Gabriela Ragazzi Santana dos Santos EE Prof. Francisco Alvares 7,875 26 Maria Carolinne Recco Alves EE Adalberto Nascimento 7,75 27 Davi Andrade de Assis EE Profº João Lourenço Rodrigues 7,75 28 Heloisa Cassani EE Monsenhor Luis Gonzaga de Moura 7,625 29 Ana Julia Cristal da Silva EE Profº João Lourenço Rodrigues 7,625 30 Maria Eduarda de Jesus EE Barão Geraldo de Rezende 7,5 

BOA SORTE A TODOS NESTE NOVA ETAPA ACADÊMICA!













VIDEO CONFERÊNCIA "PROGRAMA SUPERAÇÃO JOVEM NA SALA DE LEITURA"

Dentro de nosso projeto SALA DE LEITURA, estivemos reunidos no dia 24.03.14, na REDE DO SABER, na Rua Gonçalves Dias, s/n, próximo ao Shopping Galleria, Campinas, para uma videoconferência com a representante do Instituto Ayrton Senna, assim com Maria Salles, que representou a SEE. Foi um momento altamente proveitoso, visto que pudemos trocar experiências, receber feedback, assim como apresentar nossas conquistas no ano de 2013. Dentre os tópicos abordados, ressalta a continuação e aprofundamento da Parceira Protagonismo Juvenil, através da qual pretendemos empoderar nossos educandos a serem SUJEITOS de sua história, e não meros agentes passivos. Isto tanto no campo do estudo, como no da vida pessoal. Além disto, mais palestras serão agendadas, tendo como objetivo Módulos Avançados de Estudo deste projeto. Ficamos das 09h00 às 12h30 discutindo, aprendendo, e, principalmente, trocando e construindo SABERES. Fotos do encontro:


Condutoras da Videoconferência, Maria Salles e representante do Instituto Ayrton Senna

Apresentação dos Resultados do Projeto ano 2013

Apresentação dos módulos do projeto: Básico e Avançado
Mais resultados do Projeto do ano de 2013

Professores participantes do Projeto, tanto do módulo inicial quanto avançado
Professores participantes do Projeto

Pauta do Projeto