quinta-feira, 6 de março de 2014

WELTSEELE e WELTGEIST







Espírito do Mundo e Espírito da Alma, trabalho magistral de Rudolf Grassmann



Nós, estudiosos de Filosofia e Linguagem, deparamo-nos, frequentemente, com conceitos e ideias que nos fazem questionar sobre a real necessidade de se obter uma conceituação prévia antes de adentrarmos nossos estudos. Pois bem. Gostaria hoje de discutir dois conceitos em alemão que permeiam nossos textos, nossos trabalhos sobre a língua escrita e falada, que são: a) WELTSEELE e b) WELTGEIST. 
Como não poderia deixar de ser, tão somente o gênio germânico, frio, estudioso e focado estudou e nos deixou preciosas achegas sobre a diferença fulcral entre estes dois conceitos. O objetivo deste tópico é, justamente, analisar sob à luz da filosofia e da linguagem o que sejam estes dois conceitos que, aparentemente antagônicos, se completam e se nutrem.

Alma do Mundo (WELTSEELE)

O termo Alma do Mundo é o adotado por vários filósofos , a alma do mundo , ou seja, a vida individual e princípio espiritual que é eficaz em todas as coisas e também das almas individuais das quais são as partes ou emanações. Como o espírito mundo ( razão universal , o mundo )entende-se o conceito de Deus é frequentemente considerado como um do mundo, a princípio formando um ente espiritual que a tudo permeia e envolve.
Deste modo, na filosofia bramista, alma do mundo pode determinar o Brahman, os Upanishads (cf. Deussen , gen . Gesch . D Philos . 2 I, 179) O conceito alma do mundo também aparece depois de Platão. Ele é criado pelo demiurgo, isto é, aquele que TUDO CRIA, e existe no corpo de mundo, ele reconhece tudo por ele consiste de uma indivisível e divisível. Ela é a Bewegerin do mundo, isto é, o MOTOR CONDUTOR( Tim. 34). Ou no original em grego:  "Psiques de eis em Meson theis autou dia pantos te kai eti Eteine ​​exôthen para Soma Aute periekalypse descongelado , kai kyklô dÊ kyklon strephomenon ouranon hena monon Eremon katestêse , di ' aretên de Auton Hauto dynamenon xyngignesthai kai oudenos heterou prosdeomenon , gnôrimon de kai Philo hikanôs Auton carro dia panta dÊ tauta eudaimona theon Auton egennêsato" (Tim. 34). De acordo com a doutrina dos estóicos , a alma do mundo é o pneuma, aquilo que anima tudo. » Animans est mundus ... rationis composque " (Cicer., De nat . Deor . II , 8). Zoon galinha ho kosmos kai psiques ousian mian mian epechon (M. Aurélio , na ips. IV , 40 VI , VII 40, 9). Como uma emanação do "espírito", como a unidade de almas individuais, como Bildenerin (representação) o mundo é denominado por Plotino  como mundo - alma: Zoa epoiêse panta empneusasa autois Zoen ... ekosmêsen Aute ... Kinei ... poiei Zen(no original grego) (Enn,1, 2) .
A alma do mundo toma feições maniqueístas.Orígenes diz: " universo mundum Velut quoddam animais immensum atque puto opinandum immane , quod quasi una de anima, virtute ac ratione Dei teneatur " (De princ I, 1 , 3.). Não podemos deixaar de citar o conceito de uma alma geral, que AVERROIS, filósofo árabe faz com o Espírito Santo.  A alma do mundo de Abelardo também identifica com o Espírito Santo. Para que também determina Wilhelm CONCHES : " Anima mundi est naturalis vigor, quo res tantum habent quaedam moveri , quaedam crescere , quaedam sentire , quaedam discernere " ( em Stöckl I , 216 ) . Para BERNARDO DE Chartres é a alma do mundo que anima a matéria , uma emanação do espírito divino .

A " spiritus mundi "  é ensinada como "quinta essência " por AGRIPPA ( philos Occ. I, 14). A " anima mundi " é " vita quaedam unica , Replens omnia , perfundens omnia , omnia colli gens et connectens , ut UNAM Reddat totius mundi machinam " (De occ . Philos II , 57) . Da mesma forma ensina Cardanus (De sutil. ) , F. ZORZI (De Harmon. Mouth. 1.525 ) , Patritius ( Panpsych. IV , 54 ff Panarch . XI ). CAMPANELLA . De acordo com ele , a alma do mundo é um instrumento de Deus, agindo de acordo com as idéias divinas ( De sens . Rer . II , III 32, 1 ss.) Como " anima universalis " denota e consubstancia Deus ANDREAS CAESALPINUS ( Quaest. peripat . 1.571 ) . Anima o mundo ( ver d) GIORD . BRUNO ( Del l' infin . P. 25 , 67 e segs. De La Causa ) . A " CALOR vitalis " " anima quase " do mundo ensina Gassendi ( Phys. sct . IV , 8). De acordo com R. Fludd , a alma do mundo é a metade mental, metade física , anima todos os elementos é a fonte de almas individuais ( histor utriusque cosmi , C. 9 f . ) » Animam ... vocamus eam unionem Seu mixtionem , FACTA quae est entre effluxum Illum . aeternum , ac subtilissimum mundi spiritum ipsius praesentia creatum " ( Philos. mos sct .. II , 1, 4). Um mundo espiritual ordenação lá depois SHAFTESBURY ( A moralidade. III , 1). CHR . Thomasius explica: " O Espírito é uma força , ou seja, uma coisa que pode existir sem a intervenção da matéria em que todas as coisas materia metálicos são movidos e que este também é o movimento , ela se estende , dividido, unida , compacta , atrai , por si só encontros, iluminados, aquecidos, resfriados , penetra, com uma palavras, atua na matéria e sua forma associada é " ( verso de Wes . espírito d 1709. , pp 75, 97) . Em uma alma do mundo acredita GOETHE ( WW II , 224) . A causa das estruturas orgânicas e inorgânicas considerado a alma do mundo SAL . MAIMON (Ex. d alma do mundo , Berl. Aufklär Jornal f . VIII , 1790) . Segundo Schelling , a alma do mundo é o princípio geral de que " mantém a Kontinutität do inorgânico e orgânico do mundo e de toda a natureza para um organismo geral ligado " (Ww I 4 , 569) . JJ Wagner explica: " A encarnação viva do Absoluto é o mundo, e é a este respeito , o Absoluto é vitalidade pura ou alma do mundo " ( sistema d Ideal Philos S. XLIX .). Após GIOBERTI o mundo tem uma alma tão inteligível . Schopenhauer explica, " alma do mundo é a vontade , o mundo espiritual , o puro sujeito do conhecimento " (New Paralipom § 472. ) . Como o espírito do mundo FECHNER beirava a divindade ( Zend-Av. I, 288) . Após Czolbe as sensações e sentimentos "do mundo físico individuais e , portanto, também os cérebros de humanos e animais penetram espaço ilimitado em que eles são considerados o conteúdo estático , como , força de fixação invisível mortos escondidos em todos os lugares , por movimentos específicos do cérebro como a vida, forças desmatadas ou desencadeadas tomada de consciência " (Gr. u Orig . menschl d. Erk . p. 200).  A este conteúdo espiritual da sala chamava Czolbe Alma do Mundo ( lc pp 201 e segs. ) A mente não é uma função do sistema nervoso , mas consiste em uma manifestação puramente mecânicas do mundo - alma independente , que só transmite o sistema nervoso ( lc pp 209) . " A alma do homem é a soma do cérebro causada por atividades de sensações e sentimentos da alma do mundo juntos e juntou-se nos mesmos novamente desaparecendo imagens de mosaico " ( LCP 210) . Um espírito universal que existe, de acordo com M. venezianos ( ver pampsiquismo ) , pp Brassai , BACKHAUS ( d essência Hum . P. 80 ), etc Após a EMERSON " Oversoul " abrange todas as coisas ( Ensaios , pp 86 e ss. ) Veja M. MESSER , Soul Modern 1903, pp 34, 41 , 109, 130

Através deste pequeno ensaio vemos a importância dos conceitos alma do mundo (Weltseele) e alma do espírito (Weltgeist) que são, em,grande parte, confundidos e usados de maneira errônea tanto na filosofia como na filosofia da linguagem.



Poesia de Rafael alusiva ao Weltseele e Weltgeist