domingo, 21 de setembro de 2014

A XACINA DO TESTO ou BIG BROTHER FAZENDO FAXINA LINGUÍSTICA PARA IMBECILIZAR A SOCIEDADE

A XACINA DO TESTO



Transcrevo, in totum, artigo de ROBERTO POMPEU DE TOLEDO, da Revista Veja, no. 38, datada de 17.09.14, sobre um importante assunto na atualidade: nova proposta de mudança ortográfica da língua portuguesa do professor Ernani Pimentel. Como o articulista muito bem salienta, gostaríamos que a ortografia fosse esquecida pelos legisladores e gramáticos, pois já tivemos, muitas e desnecessárias, conforme o quadro abaixo:

Cronologia das Reformas Ortográficas na Língua Portuguesa
Séc XVI até ao séc. XX - Em Portugal e no Brasil a escrita praticada era de caráter etimológico (procurava-se a raiz latina ou grega para escrever as palavras).
1907 - A Academia Brasileira de Letras começa a simplificar a escrita nas suas publicações.
1910 - Implantação da República em Portugal – foi nomeada uma Comissão para estabelecer uma ortografia simplificada e uniforme, para ser usada nas publicações oficiais e no ensino.
1911 - Primeira Reforma Ortográfica – tentativa de uniformizar e simplificar a escrita de algumas formas gráficas, mas que não foi extensiva ao Brasil.
1915 - A Academia Brasileira de Letras resolve harmonizar a ortografia com a portuguesa.
1919 - A Academia Brasileira de Letras revoga a sua resolução de 1915.
1924 - A Academia de Ciências de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras começam a procurar uma grafia comum.
1929 - A Academia Brasileira de Letras lança um novo sistema gráfico.
1931 - Foi aprovado o primeiro Acordo Ortográfico entre o Brasil e Portugal, que visava suprimir as diferenças, unificar e simplificar a língua portuguesa, contudo não foi posto em prática.
1938 - Foram sanadas as dúvidas quanto à acentuação de palavras.
1943 - Foi redigido, na primeira Convenção ortográfica entre Brasil e Portugal, o Formulário Ortográfico de 1943.
1945 - O acordo ortográfico tornou-se lei em Portugal, mas no Brasil não foi ratificado pelo Governo. Os brasileiros continuaram a regular-se pela ortografia anterior, do Vocabulário de 1943.
1971 - Foram promulgadas alterações no Brasil, reduzindo as divergências ortográficas com Portugal.
1973 - Foram promulgadas alterações em Portugal, reduzindo as divergências ortográficas com o Brasil.
1975 - A Academia das Ciências de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras elaboram novo projeto de acordo, que não foi aprovado oficialmente.
1986 - O presidente brasileiro José Sarney promoveu um encontro dos sete países de língua portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe - no Rio de Janeiro. Foi apresentado o Memorando Sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
1990 - A Academia das Ciências de Lisboa convocou novo encontro juntando uma Nota Explicativa do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa – as duas academias elaboram a base do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O documento entraria em vigor (de acordo com o 3º artigo do mesmo) no dia 1º de Janeiro de 1994, após depositados todos os instrumentos de ratificação de todos os Estados junto do Governo português.
1996 - O último acordo foi apenas ratificado por Portugal, Brasil e Cabo Verde.
2004 - Os ministros da Educação da CPLP reuniram-se em Fortaleza (Brasil), para propor a entrada em vigor do Acordo Ortográfico, mesmo sem a ratificação de todos os membros.

Pode-se ver que a língua não é deixada em paz, e isso atrapalha muito a vida de todos que a utilizam na sociedade: professores, operadores de língua (escritores, juízes, tradutores, etc). Pediríamos que ela fosse deixada, pelo menos, por 300 (trezentos anos) em PAZ ...

     Apezar da xuva, muita jente esteve prezente ao ezersisio de jinastica qe teve lugar no colejio. Omens, mulheres e criansas no fim cantaram o Ino Nasional. Ouve pessoas que ate xoravam de emosão cuando a festa terminou. Oje qem pode asistir a nova aprezentasão.

      A impressão é de escombros do que foi outrora a língua portuguesa em sua forma escrita. Como se tivesse sido atingida por uma bomba e alguns destroços irreconhecíveis houvessem sido resgatados da hecatombe. A comparação não é absurda. Tem o efeito de uma bomba a radical reforma ortográfica defendida pelo site Simplificando a Ortografia (simplificandoaortografia.com), criado pelo professor Ernani Pimentel. Sua proposta é acabar com letras que não se pronunciam, como o "H" no início de certas palavras e o "U" no início de certas palavras em "quintal" e "querido", assim como a duplicidade de representação do mesmo som em "S" e "Z", "SS" e "Ç" e "J". Não é uma proposta inovadora. Para citar uma das que já se apresentaram com espírito semelhante no passado, o general Bertoldo Klinger, figura preeminente da Era Vargas (ditatorial, como não poderia deixar de ser!!!) não só formulou a sua como a praticou - ele grafava seus textos segundo as regras que inventou. O general (aliás jeneral) Klinger, em quem o reformador da língua escrita se misturava ao reformador do povo brasileiro, explicava: "Ortografia é lojica. Lojica é ordem. Sem ordem não a nasão. Logo, não a nasão sem ortografia lojica".

     O site do professor Ernani Pimentel podia passar por uma excêntrica curiosidade, tal qual a reforma de Klinger, não fossem duas circunstância. Primeira: a de Pimentel ter sido nomeado um dos dois coordenadores (o outro é o professor Pasquale Cipro Neto) do Grupo Técnico criado na Comissão de Educação do Senado para discutir o Acordo Ortográfico entre os países de língua portuguesa. Segunda: a de vivermos tempos propícios aos populismos/paternalismos. A "simplificação" da ortografia tem sido enfeitada com o charme mais do que discutível de facilitador da alfabetização e fator de "inclusão social".

      CONCLUSÃO: A ALTERNATIVA É A XACINA DO TESTO EM LÍNGUA PORTUGUEZA. A ANARQIA. A ECATOMBE.
     

8o. ENCONTRO PRESENCIAL DO CURSO EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA UNESP


Estamos nos aproximando do final do curso Educação Especial com ênfase em Educação Inclusiva. Aguardamos, depois das provas das disciplinas D01, D02 e D03, mais uma outra, com relação às disciplinas D05 e D07. Finalmente, o TCC. Para tanto, ou seja, para estudarmos todos estes pontos, assim como aprofundar nossos conceitos, tivemos no último sábado (20.09) o oitavo encontro presencial da UNESP nas dependências da Diretoria de Ensino Leste/Campinas/SP, das 08h00 às 12h00.


PAUTA:


  • Informes Gerais,
  • Atividade 1 - "O que será que sou"?
  • Atividade 2 - SALAMANCA + 20 ANOS,
  • Intervalo,
  • Atividade 3 - Pensando no ensino e na aprendizagem dos estudantes PAEE,
  • Atividade 4 - Pensando no projeto de Pesquisa,
  • Atividade 5 - Encerramento - "Eu sou uma pessoa que ..."
Trabalhamos, inicialmente, com a rotulação preconceituosa que ronda a sociedade atual. Especialmente quanto aos portadores de deficiência, tais como: física, cognitiva (D.I.), de transtorno de hiperatividade, etc. Para tanto, fizemos a seguinte dinâmica em grupo: nas costas de cada cursista foi colado um tag contendo frases diversas, como: SOU MENTIROSO (A), DESCONFIE, SORRIA PARA MIM, NECESSITO DE UM ABRAÇO, etc.

Deveríamos obedecer ao comando do tag e agir como se pedia... Sentimos na pele como é difícil ser rotulado pelas pessoas, em nosso ambiente social, familiar. Enfim, pudemos nos colocar no lugar dos deficientes. Foi uma dinâmica altamente proveitosa. Cada um de nós pode, na reunião plenária, compartilhar os sentimentos e sensações. Como vivemos essa cultura rotuladora em nossos ambientes acadêmicos? Nunca devemos nos esquecer de que TODO SER HUMANO É CAPAZ DE APRENDER, independente de suas limitações físicas, cognitivas ou de quaisquer outras maneiras.

Finalmente, pudemos aprofundar discussões de como será nosso TCC, com uma linkagem especial para a Declaração de Salamanca, que completa neste ano de 2014 vinte anos de vigência.



ATIVIDADE 4 – PENSANDO NO PROJETO DE PESQUISA  (PRIMEIRA PARTE)
Considerando todo o conhecimento adquirido até esse momento do curso e também o que foi estudado na disciplina Metodologia da Pesquisa Científica I, preencha o quadro e socialize com os colegas sua intenção de pesquisa. 

FOTOS DO ENCONTRO:






Abaixo, meu tema e  seu estudo pormenorizado.

ASSUNTO
(área do seu curso)
TEMA
OBJETIVO
PÚBLICO-ALVO
LOCAL DE REALIZAÇÃO
JUSTIFICATIVA

Educação Inclusiva ( X   )

O DI (deficiente intelectual) e as dificuldades de inserção na escola
tradicional
Estudar, historicamente, como o aluno DI é atendido ou não pela escola pública tradicional,
Compreender como os professores não conseguem trabalhar com esse segmento de alunos,

(  ) Estudante da Sala de Recursos
( X ) PAEE na sala de ensino comum
(  ) Professores da Sala de Recursos
(X  ) Professores da Sala do Ensino Comum que tem aluno PAEE
(  ) Outros. Qual?
( X  ) Sala do Ensino Comum
(   ) Sala de Recursos
(   ) Outros. Qual?
O motivo para a escolha deste tema foi constatar que, em meu ambiente escolar , já existem
alunos portadores de DI, mas não são tratados dentro da política educacional inclusiva. Os professores
desconhecem por completo a gênese do problema e existe um preconceito velado com relação a este
alunado. Diante desta realidade, resolvi investir no estudo do tema
Deficiência Auditiva (   )


Deficiência Física    (   )


Deficiência Intelectual (    )


Deficiência Visual  (   )


AH/Superdotação (  )


Transtorno Global do
Desenvolvimento (   )

Você pretende abordar aspectos relacionados aos rótulos em sua pesquisa? Como irá apresentar/descrever essa questão? Você pretende incorporá-lo à revisão de literatura da monografia? Comente. Sim, pretendo abordar aspectos relacionados aos rótulos em minha pesquisa. Irei apresentá-la de maneira de pesquisa bibliográrica, ou melhor, revisão de literatura da monografia.


Você pretende abordar em sua pesquisa aspectos que versem sobre a Declaração de Salamanca? Qual (ou quais) aspectos da Declaração de Salamanca são importantes para sua revisão de literatura? A Declaração de Salamanca é imprescindível para minha pesquisa. Os aspectos que serão estudados para minha revisão de literatura serão  AS PERSPECTIVAS COMUNITÁRIAS (PARCERIAS COM OS PAIS, ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE, E CONSCIENTIZAÇÃO PÚBLICA).