domingo, 21 de setembro de 2014

8o. ENCONTRO PRESENCIAL DO CURSO EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA UNESP


Estamos nos aproximando do final do curso Educação Especial com ênfase em Educação Inclusiva. Aguardamos, depois das provas das disciplinas D01, D02 e D03, mais uma outra, com relação às disciplinas D05 e D07. Finalmente, o TCC. Para tanto, ou seja, para estudarmos todos estes pontos, assim como aprofundar nossos conceitos, tivemos no último sábado (20.09) o oitavo encontro presencial da UNESP nas dependências da Diretoria de Ensino Leste/Campinas/SP, das 08h00 às 12h00.


PAUTA:


  • Informes Gerais,
  • Atividade 1 - "O que será que sou"?
  • Atividade 2 - SALAMANCA + 20 ANOS,
  • Intervalo,
  • Atividade 3 - Pensando no ensino e na aprendizagem dos estudantes PAEE,
  • Atividade 4 - Pensando no projeto de Pesquisa,
  • Atividade 5 - Encerramento - "Eu sou uma pessoa que ..."
Trabalhamos, inicialmente, com a rotulação preconceituosa que ronda a sociedade atual. Especialmente quanto aos portadores de deficiência, tais como: física, cognitiva (D.I.), de transtorno de hiperatividade, etc. Para tanto, fizemos a seguinte dinâmica em grupo: nas costas de cada cursista foi colado um tag contendo frases diversas, como: SOU MENTIROSO (A), DESCONFIE, SORRIA PARA MIM, NECESSITO DE UM ABRAÇO, etc.

Deveríamos obedecer ao comando do tag e agir como se pedia... Sentimos na pele como é difícil ser rotulado pelas pessoas, em nosso ambiente social, familiar. Enfim, pudemos nos colocar no lugar dos deficientes. Foi uma dinâmica altamente proveitosa. Cada um de nós pode, na reunião plenária, compartilhar os sentimentos e sensações. Como vivemos essa cultura rotuladora em nossos ambientes acadêmicos? Nunca devemos nos esquecer de que TODO SER HUMANO É CAPAZ DE APRENDER, independente de suas limitações físicas, cognitivas ou de quaisquer outras maneiras.

Finalmente, pudemos aprofundar discussões de como será nosso TCC, com uma linkagem especial para a Declaração de Salamanca, que completa neste ano de 2014 vinte anos de vigência.



ATIVIDADE 4 – PENSANDO NO PROJETO DE PESQUISA  (PRIMEIRA PARTE)
Considerando todo o conhecimento adquirido até esse momento do curso e também o que foi estudado na disciplina Metodologia da Pesquisa Científica I, preencha o quadro e socialize com os colegas sua intenção de pesquisa. 

FOTOS DO ENCONTRO:






Abaixo, meu tema e  seu estudo pormenorizado.

ASSUNTO
(área do seu curso)
TEMA
OBJETIVO
PÚBLICO-ALVO
LOCAL DE REALIZAÇÃO
JUSTIFICATIVA

Educação Inclusiva ( X   )

O DI (deficiente intelectual) e as dificuldades de inserção na escola
tradicional
Estudar, historicamente, como o aluno DI é atendido ou não pela escola pública tradicional,
Compreender como os professores não conseguem trabalhar com esse segmento de alunos,

(  ) Estudante da Sala de Recursos
( X ) PAEE na sala de ensino comum
(  ) Professores da Sala de Recursos
(X  ) Professores da Sala do Ensino Comum que tem aluno PAEE
(  ) Outros. Qual?
( X  ) Sala do Ensino Comum
(   ) Sala de Recursos
(   ) Outros. Qual?
O motivo para a escolha deste tema foi constatar que, em meu ambiente escolar , já existem
alunos portadores de DI, mas não são tratados dentro da política educacional inclusiva. Os professores
desconhecem por completo a gênese do problema e existe um preconceito velado com relação a este
alunado. Diante desta realidade, resolvi investir no estudo do tema
Deficiência Auditiva (   )


Deficiência Física    (   )


Deficiência Intelectual (    )


Deficiência Visual  (   )


AH/Superdotação (  )


Transtorno Global do
Desenvolvimento (   )

Você pretende abordar aspectos relacionados aos rótulos em sua pesquisa? Como irá apresentar/descrever essa questão? Você pretende incorporá-lo à revisão de literatura da monografia? Comente. Sim, pretendo abordar aspectos relacionados aos rótulos em minha pesquisa. Irei apresentá-la de maneira de pesquisa bibliográrica, ou melhor, revisão de literatura da monografia.


Você pretende abordar em sua pesquisa aspectos que versem sobre a Declaração de Salamanca? Qual (ou quais) aspectos da Declaração de Salamanca são importantes para sua revisão de literatura? A Declaração de Salamanca é imprescindível para minha pesquisa. Os aspectos que serão estudados para minha revisão de literatura serão  AS PERSPECTIVAS COMUNITÁRIAS (PARCERIAS COM OS PAIS, ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE, E CONSCIENTIZAÇÃO PÚBLICA).



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