sábado, 5 de julho de 2014

5o. ENCONTRO PRESENCIAL DO CURSO EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA UNESP

Embora nossas férias ainda não tenham terminado, tivemos o 5o. encontro presencial do curso Educação Inclusiva, elaborado pela UNESP neste sábado, dia 05.07.14. Foi um encontro eminentemente técnico, visto ter sido utilizado para discussão de casos práticos. Vejamos a pauta da reunião.

ATIVIDADE 1 - AQUECIMENTO - ESCRAVOS DE JÓ

Foi-nos proposto que brincássemos o conhecido jogo infantil ESCRAVOS DE JÓ, no qual temos de passar objetos uns para com os outros. O objetivo oculto desta atividade era fomentar o caráter colaborativo, verificar como alguns colegas se apressam em passar o objeto, enquanto cantam a música. O caráter do trabalho em equipe foi ressaltado em todos os pontos. A sincronização de nossas tarefas pedagógicas, assim como o comprometimento foram abordados pelos demais colegas.

ATIVIDADE 2 - COMPROMISSO ÉTICO COM A EDUCAÇÃO - PPP

Cada equipe ficou encarregada de um "case" especial, para ser analisado à luz da Educação Inclusiva. Coube-nos o caso no. 6, no qual um aluno com problemas de cognição, e mal avaliado pela escola encontra problemas de relacionamento na sala de aula. Qual providência daríamos e qual solução encontraríamos para este problema? Houve uma discussão profícua por todos os grupos.

ATIVIDADE 3 - PPP ANIMADO

O assunto PPP (Projeto Político Pedagógico) foi, novamente, abordado. Assistimos a um desenho animado no qual duas situações distintas se desenhavam: uma escola copiava descaradamente o projeto Gestão (não conhecia o nome técnico PPP) de um ano para outro (o famoso CTRL C+ CTRLV), sem se importar com o caráter democrático, isto é, sem fomentar discussões que levantassem as necessidades deste espaço escolar. O gestor era autoritário, impondo a alguns poucos professores facilmente manipulados, seu "plano gestão".
Já em outra situação, outra gestora reuniu em uma quadra esportiva da escola TODOS os componentes da escola (funcionários da limpeza, merenda, professores, gestores), e, deste modo, iniciou a discussão pública do PPP. Houve colaboração de todos quanto ao que se esperava deste contrato coletivo de trabalho, e também contribuições sobre o que ele deveria contemplar - reformulação da biblioteca, implantação de uma escola inclusiva e aberta, fácil acessibilidade para alunos carentes, etc.

Discutimos, em workshop, o que elas tinham de semelhança ou dissemelhança, assim como expectativas da escola.

ATIVIDADE 4 - FINALIZAÇÃO - VÍDEO A PESCA OU A PESCARIA INESQUECÍVEL

Coroando o trabalho, assistimos a um vídeo que abordava a ética profissional, através de um powerpoint que discutia como um pai, ao convidar um filho para pescar, vê-se na situação de obrigar o filho a soltar o PEIXÃO pescado por este último, pois o horário oficial de pesca ainda não estava inaugurado. Mas questões éticas foram suscitadas: ninguém vê, pai, posso ficar com o peixão, pois tenho certeza de que NUNCA conseguirei pegar um igual a este, vc é meu pai, e dará guarida a este ato meu, pois eu mereço.
Estas discussões foram trabalhadas no âmbito escolar e da politica educacional inclusiva. Todos os grupos contribuíram para um fechamento substancial.


ESTAREMOS DE VOLTA AO 6o. ENCONTRO DIA 26.07!

Fotos do encontro: