terça-feira, 26 de maio de 2015

DEFESA DE DISSERTAÇÃO EM MESTRADO NA UNISAL





No último ano, mais precisamente dia 17.12.14, defendi, nas dependências da Unisal - Universidade Salesiana em Americana/SP - a dissertação de Mestrado intitulada ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO DIÁLOGO DE SABERES, sob a Orientação do Prof. Dr. Severino Antônio Moreira Barbosa.
O trabalho versou sobre a necessidade de uma reformulação no que diz respeito à metodologia e práxis educacionais no ensino da Língua Materna. Abaixo o abstract do  trabalho:


RESUMO


A presente pesquisa apresenta uma contribuição para o processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, tematizando a questão da oralidade e da escrita, sob a ótica dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). A questão de fundo é: existe ou não diálogo de saberes na escola moderna, tendo como substrato o ensino da língua sob essas duas variáveis? Espera-se que a escola discuta as recomendações dos PCNs, ao partir para um ensino da língua materna, do falar trazido pela clientela advinda das camadas populares ao interior da mesma, através da dialogicidade e do respeito pelo diferente e não haja preconceito linguístico. O objetivo desse trabalho é discutir e verificar razões que levam os docentes a continuar a priorizar o ensino da língua escrita, descurando-se da língua falada (oralidade) não obstante os professores terem às mãos informações sobre a Linguística que enfatiza a necessidade de uma mudança de rota no ensino, optando pela gramática textual e pela oralidade. A relevância deste tema justifica-se no fato de constatar-se que a preferência nas escolas e no sistema educacional é, ainda, pelo ensino da Gramática Tradicional. Existe uma preocupação em evitar-se o preconceito linguístico?  Procura-se, deste modo, verificar se existe um diálogo de saberes. Trata-se de pesquisa qualitativa, com fundamentação teórica e pesquisa de campo, com diálogos com três professoras de Língua Portuguesa no Ensino Médio de uma escola pública estadual. A entrevista foi realizada sob a forma de pesquisa de campo, com diálogos entre quatro professoras de Língua Portuguesa no Ensino Médio de uma escola pública. Os resultados foram analisados e interpretados, chegando-se à conclusão que existe uma oxigenação nesta nova linha linguística, ou seja, verificou-se que há um incipiente respeito linguístico por parte dos professores para com a língua trazida pelos alunos à escola. Espera-se contribuir para que a escola discuta as recomendações dos PCNs, através da dialogicidade e do respeito pelo diferente e não haja preconceito linguístico. Espera-se, também, contribuir com reflexões acerca da real possibilidade de se fazer nascer uma pedagogia dialógica de matiz poiética, sob a linha educacional da Educação sociocomunitária no processo ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. 

Membros componentes da Banca Examinadora:


Profª  Drª Deise Becker Kirsch/PNPD/CAPES


Prof . Dr. Severino Antônio Moreira Barbosa/UNISAL


Profª Drª Maria Luísa Amorim Costa Bisotto /UNISAL




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