No último ano, mais precisamente dia 17.12.14, defendi, nas dependências da Unisal - Universidade Salesiana em Americana/SP - a dissertação de Mestrado intitulada ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO DIÁLOGO DE SABERES, sob a Orientação do Prof. Dr. Severino Antônio Moreira Barbosa.
O trabalho versou sobre a necessidade de uma reformulação no que diz respeito à metodologia e práxis educacionais no ensino da Língua Materna. Abaixo o abstract do trabalho:
RESUMO
A presente
pesquisa apresenta uma contribuição para o processo de ensino e aprendizagem de
Língua Portuguesa, tematizando a questão da oralidade e da escrita, sob a ótica
dos PCNs (Parâmetros Curriculares
Nacionais). A questão de fundo é: existe ou não diálogo de saberes na escola
moderna, tendo como substrato o ensino da língua sob essas duas variáveis?
Espera-se que a escola discuta as recomendações dos PCNs, ao partir para um
ensino da língua materna, do falar trazido pela clientela advinda das camadas
populares ao interior da mesma, através da dialogicidade e do respeito pelo
diferente e não haja preconceito linguístico. O objetivo desse trabalho é
discutir e verificar razões que levam os docentes a continuar a priorizar o
ensino da língua escrita, descurando-se da língua falada (oralidade) não
obstante os professores terem às mãos informações sobre a Linguística que
enfatiza a necessidade de uma mudança de rota no ensino, optando pela gramática
textual e pela oralidade. A relevância deste tema justifica-se no fato de
constatar-se que a preferência nas escolas e no sistema educacional é, ainda,
pelo ensino da Gramática Tradicional. Existe uma preocupação em evitar-se o
preconceito linguístico? Procura-se,
deste modo, verificar se existe um diálogo de saberes. Trata-se de pesquisa
qualitativa, com fundamentação teórica e pesquisa de campo, com diálogos com
três professoras de Língua Portuguesa no Ensino Médio de uma escola pública
estadual. A entrevista foi realizada sob a forma de pesquisa de campo, com
diálogos entre quatro professoras de Língua Portuguesa no Ensino Médio de uma
escola pública. Os resultados foram analisados e interpretados, chegando-se à
conclusão que existe uma oxigenação nesta nova linha linguística, ou seja,
verificou-se que há um incipiente respeito linguístico por parte dos
professores para com a língua trazida pelos alunos à escola. Espera-se
contribuir para que a escola discuta as recomendações dos PCNs, através da
dialogicidade e do respeito pelo diferente e não haja preconceito linguístico.
Espera-se, também, contribuir com reflexões acerca da real possibilidade de se
fazer nascer uma pedagogia dialógica de matiz poiética, sob a linha educacional
da Educação sociocomunitária no processo ensino e aprendizagem da Língua
Portuguesa.
Membros componentes da Banca Examinadora:
Profª
Drª Deise Becker Kirsch/PNPD/CAPES
Prof . Dr. Severino Antônio
Moreira Barbosa/UNISAL
Profª Drª Maria Luísa Amorim
Costa Bisotto /UNISAL
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