terça-feira, 26 de maio de 2015

Defesa de TCC em São Paulo

No próximo dia 31 de maio estaremos em São Paulo, na Unesp, Ipiranga, para defender o trabalho final de curso (TCC), que foi desenvolvido no último um ano e meio através dessa universidade.
O trabalho intitulado AS DIFICULDADE ENFRENTADAS PELO DEFICIENTE INTELECTUAL (DI) NO PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA COMUM DO ENSINO REGULAR foi desenvolvido junto à uma escola estadual paulista, na cidade de Campinas/SP.




Abaixo o resumo (abstract) do trabalho:

RESUMO
A presente pesquisa objetivou investigar como se deu a inclusão escolar do estudante deficiente
intelectual (DI) em uma escola pública. A necessidade de tal estudo reside no fato de que, com o
advento de novas políticas públicas educacionais visando à inclusão, deve-se aferir como está
sendo realizada a tarefa de incluir todos no processo educacional formal e regular. Daí a
justificativa premente para a presente investigação. Foi realizada a observação junto à
professora de Língua Portuguesa junto a um estudante DI. Um questionário aplicado à
educadora foi também utilizado, para o levantamento de dados sobre a as concepções e
dificuldades do professor para desenvolver um trabalho inclusivo. Os dados revelam que apesar
dos dispositivos ampararem inclusão escolar de todos os estudantes, os professores ainda
encontram dificuldades para desenvolver um trabalho que vá ao encontro das necessidades da
escola contemporânea, relacionando teoria à prática.



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