sábado, 10 de maio de 2014

O PORTUGUÊS É O MELHOR IDIOMA PARA A MÚSICA?

A pergunta parece chacota, mas foi levada a sério por um escritor norte-americano apaixonado pelo Brasil







O escritor Mose Hayward é um norte-americano apaixonado pelo Brasil. Nascido em Iowa, foi bolsista Fullbright em escrita dramática em Barcelona, viveu no Brasil, perambulou por New York, Berlin, Tirana, Edimburg, Belgrado, São Petersburg e Istambul. Vive hoje em Paris. Mas nem sempre. Fluente em catalão, francês, português e espanhol, com italiano decente e um russo falsete, se vira em sérvio e alemão.
De idosos da Albânia a adolescentes na Espanha, chafurda personagens e hábitos de festas, diversão, bebida e fornicação de várias partes do mundo, que registra no divertido blog Tipsy Pilgrim (http://tipsypilgrim.com), um site de variedades mundiais sobre a vida hedonista contemporânea, a cultura do álcool, do sexo e da alegria em várias partes do planeta.
Em 12 de setembro de 2013, Hayward postou sua própria teoria sobre (eis o título): WHY PORTUGUESE IS THE BEST LANGUAGE FOR MUSIC (Por que o português é o melhor idioma para a música). A proposta parece chacota, feita por um analista não profissional de música e de idiomas, mas o texto tem a seriedade do observador atento, mas não leviano.
"Eu aprendi português simplesmente para entender minhas canções favoritas", diz Hayward ao apresentar suas teses sobre o que faz do português um idioma ideal a quem faz música. Suas justificativas, para tanto, são arroladas abaixo, como descreverei:

A VARIEDADE DE SONS VOCÁLICOS

O português emprega uma variedade enorme de sons vocálicos. Lembre-se que uma vogal é o que acontece quando você empurra o som para fora da sua garganta, sem bloqueá-lo com a língua, os dentes, os lábios, etc. ( O bloqueio ou controle do som cria uma consoante).
Para começar, há vários sons básicos de vogal única ("dígrafos"). Compare o que seu aparelho fonador pode fazer, por exemplo, ao falar português, com o que acontece quando você emprega seu primo menos interessante, o espanhol. E essas vogais básicas são realmente só o começo. Algumas delas são ocasionalmente pronunciadas pelo nariz (ou seja, as vogais nasais). Algumas delas são pronunciadas tanto na versão "fechada" quanto "aberta" (isso pode ser muito difícil para falantes do inglês dominar). Por fim, o português também usa ditongos (duas vogais juntas) e até tritongos (um conjunto de três, muito engraçado para estrangeiros).
Um exemplo de tritongo: "Ele delinquiu".
As vogais são muito importantes para os cantores porque é quando eles abrem mais a garganta. E, quando eles querem estender uma palavra, a maioria escolhe fazer isso na vogal.
Se você pudesse cantar em qualquer língua, você não iria preferir a grande variedade de opções de vogais que o português oferece? E não acha que um um cantor que cresceu falando com essa variedade de vogais teria uma intimidade maior e uma relação mais flexível com seu aparelho fonador?
Resumindo, se, realmente nossa língua tiver um vocabulário rico e uma atitude construída para celebrar  a musicalidade, devemos festejar e esperar novos cantores para propagandear nosso conjunto cultural e degustar deste dom !!


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