terça-feira, 24 de setembro de 2013

As Gramáticas da Língua Falada versus Língua Escrita: Um estudo de abordagem multicultural e de cunho poético e de investigações, com reflexões acerca da real possibilidade de se fazer nascer uma pedagogia dialógica de matiz poiética, sob a linha educacional da educação sociocomunitária no processo ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa, seguindo os atuais Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) nos Ensinos Fundamental e Médio

Gostaria de compartilhar este esboço de meu trabalho de Mestrado, o resumo - abstract - para que tenham uma ideia do que me espera!

A dicotomia entre Língua Falada e Escrita deveria ser minimizada, pois uma depende da outra.



RESUMO:

O objetivo deste trabalho é discutir como, no processo ensino/aprendizagem, preconizado pelas atuais políticas públicas educacionais brasileiras, através dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), entre língua falada e língua escrita, mesmo sugerindo que a ênfase deveria ser pela primeira, constata-se que a preferência nas escolas e sistema educacional é pelo ensino da segunda. Por meio de um levantamento bibliográfico, assim como de pesquisa qualitativa com base na Pesquisa Participante, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados entrevistas e questionários -  atinente ao tema – língua falada e língua escrita – procurar-se-á  levantar hipóteses das razões ideológicas que levam a esta preferência. A relevância deste tema justifica-se por se viver em um mundo e escola pós-modernos, multiculturalistas, que devem  priorizar aceitar o diferente, fomentar a alteridade, e, neste estudo, a alteridade se consubstancia pelo falar diferente que os alunos trazem às escolas públicas. Espera-se que a escola aceite as recomendações dos PCNs, ao partir para um ensino da língua materna do falar trazido pela cliente popular ao interior da mesma, através da dialogicidade. Busca-se em um primeiro momento compor o trabalho com o referencial teórico bibliográfico e também  interpretar os dados colhidos através de abordagem multicultural e de cunho poético e de investigações, com reflexões acerca da real possibilidade de se fazer nascer uma pedagogia dialógica de matiz poiética, sob a linha educacional da educação sociocomunitária no processo ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa.

Palavras-chave: Linguagem – Educação Multicultural e Sociocomunitária – PCNs – Pedagogia dialógica de matiz poiética.

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